Play!

Super Mario, Mortal Kombat. O que temos de pior e melhor de games no cinema

Por Roberto Sadovski

'Uncharted - Fora do Mapa' entra em cartaz, e mais uma vez jogamos luz sobre este subgênero tão criticado que são as adaptações de videogames. Não é ao acaso. A esmagadora maioria das tentativas de transformar jogos em filmes fracassa absurdamente.
Giphy
Como aperitivo antes da estreia do filme com Tom Holland como o aventureiro Nathan Drake, preparamos uma lista para você saborear as adaptações de games mais bem sucedidas e ficar longe daquelas que são o mais completo desastre.
reprodução/Twitter

As 5 melhores

Giphy

Mortal Kombat (1995)

Existe um charme cafona nessa adaptação de Paul W.S. Anderson, que manteve alguns elementos do jogo ao mesmo tempo em que costurou um fiapo de história. Os efeitos são toscos e o elenco está se divertindo de ponta a ponta. Esse clima, felizmente, respinga do lado de cá.
Giphy

Resident Evil (2002)

Paul W.S. Anderson (ele de novo!) conseguiu construir uma série bem sucedida ao usar o game como base. Com ênfase em 'base', já que a trama é inédita, com uma nova protagonista, Alice, interpretada ao longo de seis filmes deliciosamente toscos com Milla Jovovich.
Giphy

Tomb Raider - A Origem (2018)

Angelina Jolie caprichou em duas tentativas de acertar o tom de 'Tomb Raider' no cinema. Só conseguiu encabeçar duas bombas. Melhor sorte teve Alicia Vikander que deixou o game clássico de lado para se concentrar nas interações mais recentes.
Giphy

Detetive Pikachu (2019)

Quem diria que Pokémon, a propriedade intelectual mais bem sucedida do planeta, daria origem ao melhor filme baseado em games da história. O segredo foi a simplicidade. A trama traz Pikachu como um detetive (é...) que ajuda um garoto a desvendar o sumiço de seu pai.
Giphy

Sonic ? O Filme (2020)

A treta com 'Sonic' começou com o lançamento do primeiro trailer: o porco espinho com a velocidade do Flash surgiu em um design grotesco, que provavelmente faria qualquer um ter pesadelos. A gritaria onine deu tempo aos produtores para acertarem os problemas.
Giphy

As 5 piores

Giphy

Super Mario Bros (1993)

Começar todo um gênero pode lá trazer seus percalços. Mas a adaptação de 'SuperMario Bros', um dos fenômenos dos games, consegue errar em praticamente tudo. O visual é tosco, o vilão é um bobão e praticamente tudo que faz de Mario, Mario, desapareceu. Deu ruim.
Divulgação

Wing Commander (1999)

Na esteira de 'Matrix', todo mundo e seu vizinho queria experimentar o efeito visual revolucionário que fez Neo desviar de balas. Aqui, ele é usado no momento mais aleatório com resultados mais estapafúrdios.
Divulgação

Alone in the Dark (2005)

O diretor alemão Uwe Boll merecia uma categoria inteira só para ele e para sua dezena de adaptações de games famosos, todas destruidas por sua total e completa inabilidade em construir um filme que prestasse: 'House of the Dead', 'Postal', 'BloodRayne', 'In the Name of the King'.
Divulgação

Street Fighter: A Lenda de Chun Li (2009)

Sejamos justos: 'Street Fighter', com Jean Claude Van Damme arriscando um sotaque americano bizarro, é um dos maiores desastres cinematográficos. Já esse 'Chun Li', uma versão anêmica com Kristin Kreuk e Chris Kline é um insulto aos filmes baseados em games e ao próprio cinema.
Giphy

Mortal Kombat (2021)

O game é sobre combatentes isolados em uma ilha mística para disputar um torneio. Esse edição, lançada com pompa, é um filme de vingança genérico sem sangue nos olhos. O elenco é um engodo, as versões de personagens do jogo ganham uma origem esfarrapada e não existe torneio!
Giphy
Publicado em 15 de fevereiro de 2022.

Veja Também