Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mion troca superação por diversão na estreia do novo Caldeirão

Colunista do UOL

04/09/2021 19h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos últimos anos, o Caldeirão apresentado por Luciano Huck se tornou uma extensão do LinkedIn, rede social de empregos e networking profissional. Repleto de histórias de superação e exemplos de sucesso, o programa mais fazia chorar do que rir. Porém, isso mudou com a estreia de Marcos Mion à frente da atração.

O pontapé inicial de Mion neste sábado (4) foi leve e divertido. O Caldeirão passou rápido, mas foi intenso em cada segundo que ficou no ar. O novo apresentador até tentou esconder o nervosismo com o tamanho da responsabilidade, mas dividiu a sua emoção com as pessoas e aumentou a conexão com o público.

Ao contrário de seu antecessor, Mion não está ali para realizar o sonho de pessoas com histórias mais sofridas que a dele. Ele realiza o próprio sonho, mas de forma compartilhada e fazendo todos se sentirem parte disso. O telespectador é sempre incluído no programa de alguma maneira, de forma direta ou por identificação com o apresentador. Assim, fica mais fácil embarcar nas loucuras do Caldeirão.

A realidade já está cada vez mais repleta de histórias de dificuldades. Por isso, apostar na diversão foi um dos maiores acertos da estreia do programa. Rir e se entreter é um alívio e uma necessidade para os dias atuais. O público da Globo merecia esse alívio.

Com Mion à frente, o Caldeirão também ganhou mais vida com convidados animados e que se jogaram na proposta do programa com a mesma intensidade que o apresentador. Tudo soou um pouco exagerado e dramático, e foi ótimo. Em certos momentos, a atração parecia uma versão estendida dos melhores vídeos do TikTok.

O novo Caldeirão tem o melhor de outros programas de sucesso, mas com um toque da criatividade de Mion. Quando achamos que tudo tinha acabado, ele surgiu na tela novamente e mostrou por que é o apresentador mais comentado do Brasil no último mês. Ao reviver o quadro "Vale a pena ver direito", dessa vez com o rico acervo da Globo, até o anúncio publicitário ficou mais interessante.

Agora, o desafio é manter o nível tão alto quanto o do programa de estreia. Tudo nos leva a crer que será desse jeito, e o telespectador da Globo só tem a ganhar com as tardes de sábado mais leves e divertidas.