Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Pantanal: Discurso militante de Guta destoa do restante da novela
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Guta (Julia Dalavia) é uma personagem incômoda. Chegou ao Pantanal botando a banca e dando uma lição em Alcides (Juliano Cazarré), empregado da família. Com uma resposta sempre na ponta da língua, ela tem um papel importante na trama: ser o contraponto às declarações preconceituosas feitas pelas pessoas ao seu redor.
Porém, ao carregar a responsabilidade de ser a razão, Guta se transformou em uma personagem chata na maior parte do tempo. Seus discursos são feitos para agradar uma audiência que não tolera mais piadas discriminatórias, mas as falas nem sempre se encaixam na lógica de Pantanal.
Guta diz coisas sensatas, mas geralmente com uma linguagem inacessível para a sua família. Sua mãe, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), é quem mais sofre por não entender nada e apenas nota que a filha voltou diferente de São Paulo. Já com o pai, Tenório (Murilo Benício), ela mais parece uma garota birrenta, por mais que esteja sempre com a razão.
A postura de Guta seria interessante se a proposta da personagem fosse ser uma crítica ao tipo de jovem que representa, mas essa não parece ser a intenção. Ela está sempre um tom acima, e isso não acrescenta muito à trama.
É uma pena que essa seja a abordagem. Tudo poderia ser dito com mais paciência e didática para não se perder a oportunidade de dialogar com um público mais abrangente sobre temas importantes. Em Pantanal, Guta tem muito a dizer, mas há pouca gente para ouvi-la.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.