Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Galisteu, militância e PlayPlus: o melhor e pior da estreia de A Fazenda 14

Reprodução/RecordTV
Imagem: Reprodução/RecordTV

Colunista do UOL

14/09/2022 10h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fazenda 14 começou oficialmente na noite de terça-feira (13) na RecordTV. O programa que deu o pontapé inicial para uma jornada de três meses de confinamento teve mais altos que baixos. Listei o que rolou de melhor e de pior nessa estreia e quais são as expectativas para a temporada.

MELHOR

Adriane Galisteu

Essa é a segunda temporada de Galisteu como apresentadora de A Fazenda. Na anterior, ela começou mais cautelosa e ganhou confiança ao longo das semanas. Desta vez, já chegou com os dois pés na porta (ou porteira), está mais rápida para reagir aos imprevistos do ao vivo e mais objetiva. Além disso, tem conseguido interromper de maneira eficaz quando um participante prolonga demais a fala. Para guiar um elenco de A Fazenda, é preciso ter pulso firme, e Galisteu parece ter conquistado isso.

Prova do bastão

Os realities da Record se destacam pela criatividade nas provas. O primeiro desafio da temporada a exigir algum tipo de habilidade não deixou a desejar. Os participantes se enfrentaram em duelos para ver quem pegava mais vezes um bastão disparado no ar. Prova divertida, fora do óbvio, de simples execução para os participantes e fácil para o pessoal de casa entender. Vamos torcer para que o restante das provas da temporada mantenham esse nível.

Dinâmica com o Paiol

O Paiol deste ano está muito melhor do que o da edição passada. Os participantes escolhidos são ótimos personagens e já estão rendendo muito. Aliás, é uma pena que tenhamos que escolher apenas um para ficar. O que tem favorecido o Paiol é a dinâmica proposta. Foi um acerto colocá-los contra os participantes que já estão no programa logo na estreia. Isso gerou tretas, mobilizou histórias, acendeu faíscas, desenterrou desavenças e fez muita gente se mexer. Não há tédio nessa etapa inicial de A Fazenda 14.

PIOR

PlayPlus

A dinâmica feita no Paiol começou na edição ao vivo, mas terminou na transmissão feita pelo PlayPlus, serviço de streaming da RecordTV. Porém, quem tentou se conectar na plataforma assim que o programa terminou na TV, teve dificuldades e perdeu muita coisa. Esse é um problema antigo e já tivemos esse tipo de experiência em edições anteriores. Quando vão resolver?

Briga para ver quem é mais machista

É bom notar que o pessoal desta edição está bastante disposto a aparecer no jogo, mas há tretas que cansam antes mesmo de começar. Esse é o caso da briga entre Vini Büttel e Shayan. Vini quis aproveitar o programa ao vivo para acusar Shayan de machismo por ter escolhido mulheres para duelar na prova após querer poupá-las em outra dinâmica. Cansou de ler? Pois é, foi ainda mais cansativo assistir ao vivo, principalmente para quem já acompanhou os dois sendo machistas em realities, Vini Büttel no De Férias com o Ex e Shayan no Casamento às Cegas.

Discussão sobre militância

Outra discussão que rolou no programa ao vivo e parece uma reprise de outras edições foi entre Bruno Tálamo e Allex Galette. Após Galisteu perguntar se ambos tinham se resolvido, já que tudo havia começado na noite anterior, Bruno fez um enfadonho discurso sobre como Allex está militando errado e precisa falar sobre outros assuntos. Porém, tudo o que vimos foi Allex falar "todes" no meio de uma discussão. Algo pontual, que não precisava desse show todo. Porém, Bruno parece ter ido para A Fazenda decidido a ser o lamentável personagem "anti-lacração".