Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'A Fazenda' erra ao ignorar deboche sobre relato de suicídio

Reprodução / PlayPlus
Imagem: Reprodução / PlayPlus

Colunista do UOL

18/09/2022 10h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na madrugada de sábado (17), após a primeira festa de A Fazenda 14, alguns peões riram de supostas tentativas de suicídio de Tiago Ramos.

A conversa foi iniciada por Vini Büttel, que disse: "Ele tem cara de suicídio e tentativa de suicídio". Thomaz Costa respondeu: "Ele me falou que tentou vinte vezes". Ellen Cardoso, a Moranguinho, ficou surpresa: "Sério?". E então Vini ironizou: "Vinte vezes? Puta que me pariu, meu irmão, caralho!".

Deolane Bezerra e Pétala Barreiros riram do comentário de Vini Büttel, assim como Thomaz Costa. Em compensação, Bia Miranda e Moranguinho se mantiveram caladas e sem reação.

A equipe de Tiago Ramos negou a informação de que ele tenha tentado suicídio vinte vezes, sem entrar em detalhes, e complementou: "Em pleno Setembro Amarelo, temos que lidar com piadas e brincadeiras absurdas sobre episódios traumáticos que são gatilhos pra muita gente".

Edição ignorou conversa

O momento repercutiu nas redes sociais, mas não foi transmitido ou abordado na edição de A Fazenda 14 exibida pela RecordTV na noite de sábado. Considero um erro do programa, tanto pela cena ser fundamental para a percepção do público sobre os participantes quanto pela importância do debate sobre o suicídio para a sociedade.

Piadas sobre as condições de saúde mental de uma pessoa são intoleráveis para parte da audiência, e com razão. O momento em que alguns participantes riem de supostas tentativas de suicídio de Tiago pode ser caracterizado como psicofobia, que é o preconceito contra pessoas que apresentam transtornos ou deficiências mentais.

Oportunidade perdida

O silêncio sobre o episódio chama mais atenção por estarmos no Setembro Amarelo, mês da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É provável que tenham escolhido deixar o tema de fora por ser muito delicado. Porém, ignorar o assunto não ajuda em sua compreensão, e sim o diálogo a partir de informações corretas e relevantes.

Essa era uma ótima oportunidade para A Fazenda levantar um debate importante, mas a decisão foi manter o suicídio como tabu. O silêncio e a vergonha por pensar em suicídio são fatores que impedem que pessoas que estejam passando por isso peçam ajuda. Ao ignorar o tema, a RecordTV perdeu a chance de oferecer uma contrapartida ao público e contribuir com a conversa sobre o tema.

Busque ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento gratuito em todo o Brasil.