Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Especulações pré-BBB se tornaram negócio lucrativo para famosos

Colunista do UOL

10/01/2023 14h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A lista de nomes especulados para o camarote do BBB 23 já é imensa e só aumenta. Desde que o programa passou a incluir celebridades e subcelebridades no elenco, o pré-BBB ficou mais agitado para a Globo e lucrativo para os famosos.

Quando um nome é incluído nas listas de possíveis participantes, automaticamente ganha atenção. Jornalistas, colunistas, youtubers, páginas de fofoca e entusiastas se dividem em uma única missão: saber mais sobre a figura que possivelmente acompanharão pelos próximos meses no BBB.

Nessa jornada, alguns buscam detalhes sobre a biografia e outros focam nas polêmicas que o cidadão ou cidadã já se envolveu. Também há quem queira encontrar qualquer elemento bizarro que dê um pouco de noção da personalidade da pessoa em questão. Esse ecossistema do pré-BBB funciona de modo colaborativo porque todos querem chegar a uma resposta: como seria se fulano realmente entrasse no reality show?

O caso Paula Fernandes

Paula Fernandes é um caso curioso. É um nome cogitado para o BBB 23 desde o ano passado. A assessoria da cantora negou a participação, mas desde que passou a ser especulada, ela parece estar em uma empreitada para mudar a imagem de antipática, principal crítica que recebe nas redes sociais.

Desde dezembro, Paula Fernandes deu mais de uma entrevista sobre o tema, se justificou e tentou explicar que, na verdade, é uma pessoa tímida. Não dá para saber se a estratégia vai dar certo, mas entrando ou não no BBB, ela já se deu bem com o espaço midiático que ganhou.

Burburinho lucrativo

Celebridades e subcelebridades têm a própria imagem como principal objeto de trabalho e fonte de renda. Ter atenção é bom, ter atenção sem fazer nada é melhor ainda. Por isso tantos nomes são cogitados para o BBB, mas se mantêm em silêncio. Afinal, se negam logo de cara que estarão no programa, diminuem o burburinho sobre elas.

Em um mercado em que a disputa por atenção é acirrada, é difícil se manter em evidência. O BBB entrega isso de presente para figuras que jamais tiveram interesse em estar no reality ou sequer foram sondadas, mas que alimentam a dúvida sobre o próprio nome porque é lucrativo.

Nem tudo é sobre BBB

Em geral, ter toda essa atenção é algo positivo. Há um caso ou outro em que ser cogitado para o BBB gera problemas, mas esse não é o padrão.

O humorista Esse Menino foi uma dessas exceções. No período pré-BBB de 2022, ele anunciou que se afastaria das redes sociais por um tempo para cuidar da saúde mental. Porém, muita gente entendeu que essa era uma desculpa para entrar no confinamento do programa. A simples possibilidade de participar do reality gerou uma onda de comentários maldosos. No final, ele realmente só queria cuidar da saúde.

Esse jogo midiático que o BBB proporciona mostra como o reality vai muito além das paredes da casa mais vigiada do Brasil. Cada vez mais, cada um pode fazer o BBB de si mesmo. Quem é o Boninho da sua vida?