Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eu posso ser detido e deportado mesmo se tiver um visto válido?

Amaury Jr

Colunista do UOL

24/02/2023 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Infelizmente a resposta mais simples para essa pergunta é sim, e acontece toda hora.

A maioria das pessoas pensa que ter um visto válido as torna imunes aos problemas de imigração e, na maioria das vezes, é verdade. No entanto, existem certas circunstâncias em que um visto válido não é suficiente para impedir que alguém seja mandado de volta ao seu país de origem.

deportado - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Imagem: Internet/Reprodução

Ter um visto válido e não usá-lo da maneira correta pode gerar consequências imigratórias, como por exemplo: Um cidadão das Bahamas tem um visto de turista válido, vai aos Estados Unidos e não passa pela alfândega corretamente, ele corre o risco de ser detido pela Fiscalização Imigratória e Alfandegária americana (ICE) e enviado de volta para as Bahamas.

Como o cidadão das Bahamas não entrou em um porto de entrada válido, e não passou pela alfândega adequadamente, o ICE pode prendê-lo, detê-lo e enviá-lo de volta às Bahamas. Se isso acontecer, o cidadão não só perderá o visto, mas poderá ter a proibição de retornar aos Estados Unidos por cinco (5) anos.

Para muitos de nós, isso parece injusto, afinal, ele tem um visto válido. Mas será que existe alguma maneira de evitar esse cenário e salvá-lo dessas graves consequências imigratórias?

Dependendo da situação, pode haver uma maneira de impedir que a deportação aconteça. Uma possibilidade é que o cidadão portador do visto possa mostrar seus documentos, afirmando sua condição, e solicitar que o oficial autorize "retirar seu pedido de entrada". Mesmo que a pessoa não tenha chegado por uma porta de entrada válida, pela natureza de ter um visto, ela foi presumidamente "admitida" nos Estados Unidos.

Se o oficial permitir que essa "entrada" seja retirada voluntariamente, o cidadão pode simplesmente retornar ao seu país sem consequências e depois entrar novamente de forma adequada, usando o seu visto. No entanto, se você encontrar um oficial que não seja tão compreensivo, a situação certamente será mais difícil de ser resolvida.

Além disso, quando um cidadão portador de visto é colocado em um processo de remoção acelerada, ou seja, um processo pelo qual oficiais de imigração de baixo nível podem deportar rapidamente quem não é cidadão, pessoas sem documentos ou que cometeram fraude ou falsidade ideológica, as coisas se tornam mais complicadas e a ajuda legal é necessária.

fl - Divulgação - Divulgação
Flávia Santos Lloyd
Imagem: Divulgação

Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um advogado de imigração, antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.