Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Como o Japão transformou a coleta de lixo em um esporte
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A palavra "SpoGomi" é uma combinação de 'esporte' e 'gomi' (lixo em japonês) e define uma competição, onde equipes de 3 a 5 pessoas tentam recolher o máximo de lixo em um determinado período de tempo. O Japão anunciou recentemente que sediará a primeira Copa do Mundo SpoGomi em novembro de 2023, com equipes de todo o mundo vasculhando as ruas de Tóquio em busca de lixo para recolher.
Cada equipe terá 60 minutos para coletar o máximo de lixo de uma área designada, tentando separá-lo corretamente em sacos codificados por cores para cada tipo. Quando o tempo acabar, o lixo será pesado e verificado quanto à classificação adequada, e a equipe com mais lixo vence. O SpoGomi nasceu em 2008 como uma iniciativa para manter os espaços públicos limpos e rapidamente virou um sucesso, atualmente centenas de competições são organizadas todos os anos. Existem regras claras definidas - desde regras de segurança, como ser proibido de recolher lixo perto de estradas ou trilhos de trem, até regras de esportividade, como respeitar as regras das outras equipes.
As equipes vencedoras geralmente recebem um certificado ou troféu dos organizadores e talvez um pequeno prêmio dos patrocinadores. Mas SpoGomi não é realmente sobre recompensas. Os participantes apenas apreciam a natureza competitiva do esporte, trabalhando em equipe, passando um tempo ao ar livre e mantendo suas cidades limpas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.