Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
10 fatos curiosos sobre o Museu do Louvre
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Nenhuma viagem a Paris está completa sem uma visita ao Museu do Louvre. Com mais de 7.500 pinturas e aproximadamente 38 mil objetos, o museu é um destino para todos os amantes de arte e história. Conheça 10 fatos curiosos sobre o Museu do Louvre:
1. O LOUVRE COSTUMAVA SER UMA FORTALEZA
Antes de se tornar um museu, o Louvre era parte integrante da estrutura da cidade de Paris. O Louvre original foi construído no século 12, quando o rei Philippe Auguste queria fortalecer Paris com uma fortaleza. No entanto, devido ao rio Sein, a fronteira foi deixada parcialmente aberta. Para compensar essa fraqueza, um castelo foi construído junto à muralha e mais tarde, no século XIII, o castelo foi ampliado, tornando-se menos uma fortaleza e mais um palácio. Não foi até a Revolução Francesa que o Louvre foi totalmente transformado em um museu público em 1793.
2. O NOME "LOUVRE" TEM ORIGENS MISTERIOSAS
Embora Louvre seja um nome familiar, a origem dessa palavra ainda é desconhecida. Alguns historiadores acreditam que é derivado de "leouar", que é a palavra latino-saxônica para "castelo". Outra fonte possível poderia ser a palavra latina "rubras", que se traduz em "solo vermelho". Existe até uma terceira sugestão que propõe que Louvre na verdade vem da palavra francesa "louveterie", que é o nome de um lugar onde cães são treinados para caçar lobos.
3. MAIS DA METADE DAS PINTURAS DO LOUVRE SÃO FEITAS POR ARTISTAS FRANCESES
O Louvre contém mais de 7.500 pinturas, abrangendo arte desde o século 13 até meados do século 19. Notavelmente, 66% de sua coleção de pintura é feita por artistas franceses, incluindo nomes famosos como Jacques-Louis David, Jean-Louis André Théodore Géricault e Eugène Delacroix.
4. UM QUARTO DAS PINTURAS DE LEONARDO DA VINCI ESTÃO NO LOUVRE
A enigmática Mona Lisa de Leonardo da Vinci está alojada no Louvre desde 1804. No entanto, este retrato não é o único trabalho do artista. Na verdade, o museu possui seis das 24 pinturas sobreviventes de Da Vinci, tornando-se a maior coleção do mundo.
5. NAPOLEÃO RENOMEOU O LOUVRE EM SUA HOMENAGEM
Quando Napoleão se tornou o líder da República Francesa (e mais tarde coroado como imperador), ele renomeou o Louvre como Musée Napoléon em 1803. Ele manteve esse título por vários anos, durante os quais Napoleão iniciou mais expansão do interior para mostrar a crescente coleção de arte de suas muitas conquistas. O nome foi revertido para o Louvre em 1814, e Napoleão abdicou no ano seguinte. Nesse momento, 5 mil das obras de arte roubadas foram devolvidas ao seu país de origem.
6. O LOUVRE FOI ESVAZIADO ANTES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas roubaram e destruíram inúmeras obras de arte. No entanto, os tesouros do Louvre foram poupados, devido aos planos cuidadosos e meticulosos do diretor dos Musées Nationaux franceses, chamado Jacques Jaujard. Pouco mais de uma semana antes da declaração oficial da guerra, Jaujard ordenou a evacuação de milhares de pinturas, esculturas e objetos valiosos para as províncias francesas. A última obra de arte transportada para fora do museu foi a estátua grega Winged Victory of Samotrácia, que saiu em 3 de setembro de 1939.
7. EXISTEM DOIS MUSEUS DO LOUVRE.
O Museu do Louvre em Paris não é a única instituição com o mesmo nome. Existe outro museu na Ilha Saadiyat em Abu Dhabi nos Emirados Unidos que também se chama Louvre. Isso faz parte de um acordo entre o Louvre em Paris com o novo museu de arte, que permite que a localização de Abu Dhabi use o nome de 2007 até 2037.
8. O LOUVRE É O MUSEU DE ARTE MAIS VISITADO DO MUNDO.
Com uma coleção tão icônica e extensa de arte e artefatos, não é de surpreender que o Museu do Louvre seja o museu de arte mais visitado do mundo, atraindo 2,8 milhões de visitantes em 2021.
9. O MAIOR MUSEU DO MUNDO
Devido às suas origens complexas, o Museu do Louvre tornou-se uma estrutura enorme, estendendo-se por 15 acres. Depois de totalmente convertido em museu público, conseguiu usar sua arquitetura para 73.000 metros quadrados de espaço expositivo, tornando-se o maior museu do mundo.
10. A PIRÂMIDE DE VIDRO FOI ADICIONADA AO LOUVRE EM 1989.
Hoje, o Museu do Louvre não é conhecido apenas por sua história, mas também por sua modernidade. Uma de suas principais características foi adicionada em 1989. Situada no pátio principal do museu, está a grande pirâmide de vidro, conhecida como Pirâmide do Louvre. A estrutura foi projetada pelo arquiteto sino-americano IM Pei, e é uma entrada subterrânea para o museu que ajuda a acomodar o grande número de visitantes da instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.