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OPINIÃO

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Oscar 2023 tem a maior audiência em 3 anos

Colunista do UOL

14/03/2023 17h53

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Os sucessos de bilheteria na corrida para o melhor filme do ano atraiu um grande público de volta ao Oscar deste ano. A 95ª edição da premiação, que aconteceu no último domingo (12), foi assistida por cerca de 18,7 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 12% em relação ao último ano, mas ainda foi baixo em comparação com a maioria dos anos anteriores.

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Ke Huy Quan, Michelle Yeoh, Brendan Fraser e Jamie Lee Curtis.
Imagem: Internet/Reprodução

A principal concorrente da noite, o final da temporada de "The Last of Us", atraiu 8,2 milhões de espectadores na HBO e HBO Max. Uma crítica frequente ao Oscar é que o evento celebra filmes que não têm grande apelo. No entanto, este ano foi diferente, com duas sequências de sucesso: "Top: Gun Maverick" e "Avatar: O Caminho da Água" foram indicados para melhor filme. Até mesmo o filme vencedor, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" arrecadou mais de US$ 100 milhões nas bilheterias globais e foi exibido nos cinemas por meses. Por muitos anos, o Oscar costumava ser o segundo programa de televisão mais assistido do ano, atrás do Super Bowl.

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Sam Rockwell, Frances McDormand, Allison Janney e Gary Oldman venceram os prêmios de atuação em 2018.
Imagem: Internet/Reprodução

Até 2018, a transmissão do Oscar nunca havia caído para menos de 30 milhões de espectadores. O recorde foram os 55 milhões de pessoas que assistiram a premiação de "Titanic" em 1998. Dos 43,7 milhões que assistiram em 2014, a audiência caiu para 26,5 milhões em 2018, depois voltou para 29,6 milhões em 2019 e 23,6 milhões em 2020. O programa reduzido pela pandemia em 2021 foi visto por 9,85 milhões, mas se recuperou no ano passado para 16,6 milhões, que foi o segundo ano menos assistido.