Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Desfile do Saint Patrick's Day e mais atrações para curtir a data em NY
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O dia 17 de março é um momento de festa na Irlanda, que nessa data celebra o Saint Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, em homenagem ao santo padroeiro do país. E, como os Estados Unidos concentram o maior número de pessoas de ascendência irlandesa fora da Irlanda - mais de 30 milhões de pessoas -, várias cidades norte-americanas também comemoram a data. Uma delas é Nova York, que realiza um tradicional desfile no dia de São Patrício. Confira 5 atrações recomendadas pelo NYC & Company para celebrar a data:
1) SAINT PATRICK'S DAY PARADE (DESFILE DO DIA DE SÃO PATRÍCIO)
Desde 17 de março de 1762, Nova York reúne milhares de pessoas para comemorar o Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. O evento é um dos mais tradicionais da cidade e é o maior e mais antigo desfile de São Patrício no mundo. Com as ruas tomadas de verde e branco, a festa atrai moradores e turistas, que acompanham o cortejo em que se sucedem tocadores de gaita de fole usando as tradicionais vestimentas do país europeu, dançarinos irlandeses, policiais, bombeiros, bandas escolares... Além da parada, os pubs são pontos de encontro para experimentar comidas típicas, tomar a popular cerveja verde e continuar a comemoração até o anoitecer. Saiba mais sobre o desfile aqui.
2) SAINT PATRICK'S CATHEDRAL (CATEDRAL DE SÃO PATRÍCIO)
Dedicada ao santo padroeiro da Irlanda, é considerada um dos marcos de Nova York, sendo a maior catedral de arquitetura neogótica da América do Norte. Criado para afirmar a liberdade religiosa, o templo foi construído democraticamente, pago com a contribuição de milhares de imigrantes e por 103 cidadãos que ajudaram com a doação de US$ 1 mil cada um. Todas as informações sobre a catedral estão disponíveis no site oficial.
3) VINEGAR HILL
Embora não seja o único local de Nova York conhecido como Irishtown, essa região, no Brooklyn, historicamente foi um dos locais que mais concentraram irlandeses na cidade. Durante um passeio pelo bairro, o visitante encontrará casas antigas, que preservam o estilo dos anos 1800, e ruas tranquilas. A área tem uma vasta relação com a imigração irlandesa e seu nome se origina na Batalha de Vinegar Hill, um combate entre irlandeses e ingleses durante a Rebelião Irlandesa de 1798, em Wexford, na Irlanda. O bairro também tem uma herança lituana, já que, antes e depois da Primeira Guerra Mundial, recebeu muitos imigrantes da Lituânia. Para completar o clima multicultural da vizinhança, ainda é possível encontrar por ali um centro budista tibetano, além de diversos restaurantes típicos.
4) NATIONAL MUSEUM OF IMMIGRATION (MUSEU NACIONAL DA IMIGRAÇÃO), EM ELLIS ISLAND
Para quem desejar conhecer mais sobre a imigração dos irlandeses (e de outros povos) aos Estados Unidos, a visita a esse museu é indispensável. Mais de 12 milhões de pessoas entraram no país através de Ellis Island entre os anos de 1892 e 1954, já que ali era o local onde os imigrantes desembarcavam e onde tinham seus pertences, o estado de saúde e local de origem verificados, bem como a definição de onde ficariam em território norte-americano. Em seus três andares é possível conferir depoimentos de imigrantes, fotografias, documentos históricos, vídeos e atividades interativas, além de utilizar computadores para pesquisar os nomes das pessoas que chegaram aos Estados Unidos naquela época. Do lado de fora do complexo, uma vista fantástica de Manhattan completa o passeio. Encontre mais informações sobre o museu aqui.
5) TENEMENT MUSEUM
Localizado na Orchard Street, em Lower East Side, Manhattan, o museu preserva a história da imigração através de relatos pessoais de imigrantes que viveram em dois prédios históricos que hospedaram por volta 15 mil pessoas, de mais de 20 nações, durante os anos de 1863 e 2011 - incluindo aqueles que vieram da Irlanda, cuja rotina em Nova York pode ser conferida no ambiente At Home in 1869 (em casa em 1869), que recria o apartamento onde viveu o casal de imigrantes irlandeses Joseph e Bridget Moore e a filha deles. Há outros apartamentos restaurados dos séculos 19 e 20, também com memorabilia aludindo à essa época, e os visitantes, em tours guiados, podem caminhar e conhecer melhor o bairro histórico. Confira mais informações aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.