Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Green Card para executivo ou gerente de multinacional

Colunista do UOL

17/03/2023 12h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O visto de imigrante EB-1C aplica-se para gerentes e executivos transferidos de empresas multinacionais, com filiais nos EUA. Deve-se ter no mínimo três anos de experiência na empresa em questão e estar tomando posse de um cargo da mesma categoria. Esse tipo de visto se enquadra na categoria de imigrante, sendo um caminho para a residência permanente, ou seja, o Green Card, exclusivo para gerentes ou executivos de empresas do exterior.

d - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Imagem: Internet/Reprodução

O que deve ser comprovado pela empresa americana para a qualificação do visto:

1. É necessário que o executivo ou gerente da multinacional tenha trabalhado em empresa estrangeira por um ano completo dos mais recentes três anos;

2. O ideal é que o gerente ou executivo da multinacional procure entrar nos Estados Unidos sob o status EB-1C, com a finalidade de fornecer serviços em capacidade executiva ou gerencial;

  • A capacidade executiva geralmente se refere à capacidade do funcionário de tomar decisões de ampla latitude sem muita supervisão.
  • A capacidade gerencial geralmente se refere à capacidade do funcionário de supervisionar e controlar o trabalho de funcionários profissionais e gerenciar a organização, ou um departamento, subdivisão, função ou componente da organização. Também pode se referir à capacidade do funcionário de gerenciar uma função essencial da organização em alto nível, sem supervisão direta de outros.


3. Relacionamento qualificado entre a empresa multinacional, do país de origem e a empresa dos EUA;

  • Uma relação qualificada existe, por exemplo, quando as empresas são filiadas entre si, ou quando a empresa dos EUA é uma filial ou subsidiária da empresa estrangeira.
  • A empresa dos EUA pode provar a relação de qualificação por meio de documentação de apoio, como: documentos de incorporação, estatutos, certificados de ações, artigos de organização, transferências bancárias etc.


4. Depois que a relação qualificada entre a empresa multinacional e a empresa dos EUA for comprovada, a empresa dos EUA deve mostrar que tem feito negócios no último ano.

  • A empresa dos EUA pode provar que está fazendo negócios por meio de documentação de apoio, como: documentos de incorporação, estatutos, certificados de ações, artigos de organização, extratos bancários, declarações de lucros/perdas, declarações fiscais, documentos de folha de pagamento, contrato de arrendamento etc.


Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um de nossos experientes advogados de imigração, antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.

Artigo por: Dra. Flávia Santos Lloyd