Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual é a origem da tradição dos ovos de Páscoa?

Colunista do UOL

09/04/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, marcando a ressurreição de Jesus Cristo. Além de seus aspectos religiosos, a Páscoa também é conhecida por suas tradições culturais, principalmente a troca de presentes em forma de ovos de chocolate. Acredita-se que os ovos de Páscoa tenham se originado na Europa medieval, mas podem não ter relação com nenhuma tradição cristã. Alguns historiadores acreditam que os ovos de Páscoa vieram dos festivais anglo-saxões na primavera para celebrar a deusa pagã Eostre.

x - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Imagem: Internet/Reprodução

A deusa, que pode ser o homônimo da Páscoa, representava o amanhecer da primavera, e os ovos eram enterrados e comidos durante o festival. Acredita-se que os ovos sejam um símbolo de fertilidade e o renascimento da natureza após o auge do inverno. Muitas tradições pagãs da festa de Eostre foram adotadas pelos missionários cristãos para celebrar a ressurreição de Jesus, como forma de incentivar a conversão religiosa.

s - Internet/Reprodução - Internet/Reprodução
Imagem: Internet/Reprodução

Uma origem alternativa liga os ovos de Páscoa ao jejum durante a quaresma, quando os produtos de origem animal não podiam ser consumidos. Os ovos podem ter sido cozidos e armazenados e depois comidos no final da quaresma para celebrar a ressurreição de Jesus.