Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flávia Santos Lloyd - O que é uma carta de consulta para vistos O-1?

Colunista do UOL

14/04/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O O-1 é um visto não-imigrante destinado a indivíduos com habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo, e que desejam trabalhar temporariamente nos Estados Unidos em sua área de atuação. Ao solicitá-lo, a imigração (USCIS) exige, como parte da solicitação, uma opinião consultiva por escrito de um grupo homólogo (incluindo organizações trabalhistas) ou de uma pessoa especialista na área de habilidade do beneficiário.

A USCIS fornece uma lista de organizações que podem homologar essa carta com base no cargo do solicitante. Em alguns casos, é possível que não esteja claro qual das organizações da lista pode emitir a carta para um cargo específico, então é necessário contatar várias organizações para saber se podem emitir o documento para um trabalho específico.

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se o O-1 for para um indivíduo com habilidades extraordinárias no cinema ou na televisão, a pessoa terá que obter uma carta de consulta do sindicato trabalhista que abrange sua área e uma segunda carta de uma organização de gerenciamento com especialidade na área de habilidade do beneficiário. A organização de gerenciamento geralmente é a Alliance of Motion Picture & Television Producers (AMPTP).

Cada organização tem seus próprios requisitos para emissão de uma carta de apoio, desde o envio de revisões, até as questões de taxas e cronograma. Caso nenhuma organização trabalhista na lista cubra a área de especialização do candidato, ele pode obter uma carta de outra organização ou indivíduo, para que revise os documentos do candidato e emita uma carta argumentando o nível de especialização do solicitante.

Se uma organização trabalhista ou homóloga não existir para o campo do requerente, a petição precisará incluir evidências e informações que demonstrem que um grupo ou organização de trabalho não existe, e a USCIS precisará emitir sua decisão com base nas evidências fornecidas.
Esta é apenas uma parte do processo de solicitação de visto O-1, mas é um requisito importante na decisão da USCIS.

Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um advogado de imigração, antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.

Artigo por Flávia Santos Lloyd