Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Demência frontotemporal: conheça a doença que afeta o ator Bruce Willis

Colunista do UOL

29/04/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recentemente, Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). De acordo com os estudos do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, as pessoas com DFT, em média, vivem de seis a oito anos com essa condição, podendo apresentar sintomas que afetam o pensamento, a memória, o juízo e a capacidade do indivíduo em aprender coisas novas do seu cotidiano. A pesquisa ainda revela que entre 10% e 30% dos casos de DFT são hereditários.

d - Getty Images - Getty Images
Bruce Willis
Imagem: Getty Images

De acordo com a neurocirurgiã Danielle de Lara, DFT é uma diminuição lenta e progressiva da função mental. "Geralmente aparece em seus portadores entre os 45 e 64 anos de idade, tendo início de forma lenta e em caráter progressivo. Além da genética, não há outros fatores de risco conhecidos. A DFT afeta mais a personalidade, o comportamento e a função da linguagem, diferente da Doença de Alzheimer, que se caracteriza por afetar inicialmente mais a memória", explica a neurocirurgiã.

x - Reprodução - Reprodução
Bruce Willis
Imagem: Reprodução

Como o número de idosos aumenta na maioria dos países, inclusive no Brasil, a demência frontotemporal está se tornando mais frequente. O diagnóstico é predominantemente clínico e leva em conta as alterações de comportamento e personalidade do idoso. São realizados exames de tomografia e ressonância para determinar quais as partes e quanto o cérebro está afetado. Em relação ao tratamento, a neurocirurgiã explica que se baseia em medidas de apoio ao paciente e controle dos sintomas, ou seja, estímulo diário em um ambiente deve ser seguro e familiar, reforçando a noção de orientação do paciente. Os sintomas são tratados conforme necessário, com apoio de fonoaudiólogos, terapeutas e fisioterapeutas.