Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Japoneses contratam instrutor para reaprender a sorrir após a pandemia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de usar máscaras em público por três longos anos, muitos japoneses estão se inscrevendo em aulas de sorriso para aprender a sorrir novamente sem parecer estranho. Eles participam de aulas especializadas onde são ensinados a alongar e flexionar várias partes do rosto e até os músculos do pescoço para sorrir adequadamente e realmente transmitir felicidade.
Keiko Kawano, a criadora do curso, disse que já deu aulas de sorriso para cerca de 4 mil pessoas até agora e também ajudou a treinar cerca de 700 "especialistas em sorriso" desde que começou seu trabalho em 2017. No entanto, a demanda por seus serviços disparou recentemente depois que as pessoas começaram a desistir de usar máscaras. Uma aula padrão começa com uma sessão de alongamento, onde os participantes usam pequenos espelhos de mão para observar a si mesmos enquanto seguem as instruções de um treinador que os ensina a flexionar os músculos faciais para transmitir a expressão mais calorosa de felicidade possível. Curiosamente, as "aulas de sorrisos" fazem parte da cultura japonesa há várias décadas, devido à notória dificuldade das pessoas em transmitir seus sentimentos por meio de expressões faciais, mas voltaram a ganhar popularidade depois que as restrições da pandemia foram suspensas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.