Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nelson Wilians - Tecnologia para viver e servir melhor

Colunista do UOL

24/05/2023 12h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No início deste ano foi realizada, nos Estados Unidos, a Legalweek, com a presença de milhares de profissionais jurídicos que aproveitam o evento para fazer networking, mergulhar mais fundo em seu desenvolvimento profissional e conhecer novas ferramentas na área jurídica. A Legalweek é reconhecida como um dos principais eventos que reúne as organizações mais inovadoras do mundo.

De acordo com artigo de Nicole Black, advogada e jornalista baseada em Nova York, a inteligência artificial (IA) generativa esteve no centro das conversas. A IA generativa é, basicamente, a tecnologia que aprende a partir de conteúdos existentes e produz uma variedade de outros conteúdos. Ela está em sistemas como o ChatGPT, Google Bard, Bing Chat entre outros.

k - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Todo esse desenvolvimento me leva a pensar sobre os desejos e aspirações dos novos advogados e suas expectativas profissionais. Ao mesmo tempo que buscam oportunidades de aprendizado, treinamento e mentoria para se tornarem profissionais jurídicos competentes, eles procuram encontrar um trabalho que se alinhe com seus valores e traga equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Nem todos os itens são facilmente alcançáveis em todos os ambientes de trabalho jurídico, e as expectativas dos novos advogados podem não ser realistas, especialmente considerando a concorrência neste mercado e as restrições financeiras enfrentadas pelas organizações. Soma-se a isso o fato de que eles nem sempre saem da faculdade preparados para enfrentar o dia a dia da profissão.

Portanto, não se pode falar no assunto sem destacar as dificuldades enfrentadas pelos novos advogados ao tentar conciliar suas expectativas com a realidade da "mão na massa" da advocacia. Não obstante, é importante reconhecer que também existem escritórios que estão se esforçando para criar ambientes de trabalho mais equilibrados, inclusivos e satisfatórios.

Com o uso crescente de tecnologia é provável que os advogados, assim como profissionais de outras áreas, possam se beneficiar de soluções tecnológicas mais eficientes para aumentar a produtividade, automatizar tarefas rotineiras e ainda melhorar a prestação de serviços aos clientes, aumentando a satisfação e a confiança nos serviços jurídicos.

A crescente conscientização sobre a importância do bem-estar, da qualidade de vida e a tecnologia podem resultar num equilíbrio saudável para a vida dos profissionais dentro e fora do local de trabalho.

Artigo por Nelson Wilians