Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como se tornar um cidadão americano?

Colunista do UOL

16/06/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A naturalização é o processo legal que você pode se tornar um cidadão dos Estados Unidos. Para iniciar o processo, você deve atender alguns critérios específicos para solicitar a cidadania. Assim, deve preencher um formulário, comparecer a uma entrevista e passar em um teste de proficiência em inglês e conhecimentos patrióticos. Ao concluir essas etapas com êxito, você estará qualificado para fazer o juramento de fidelidade e se tornar um cidadão americano. Não será mais necessário lidar com vistos, extensões, renovações ou preocupações com a imigração.

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de solicitar a naturalização nos Estados Unidos é necessário cumprir requisitos específicos de elegibilidade estabelecidos pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). De acordo com o USCIS, os candidatos à naturalização devem atender aos seguintes critérios:

  • É necessário ter pelo menos 18 anos ao preencher o requerimento, pois a naturalização é destinada apenas para adultos.
  • Se for casado com um cidadão dos EUA, é necessário ter sido um residente permanente legal nos últimos três anos. Em outros casos, é necessário ter sido residente permanente legal por cinco anos. Obter um green card é o primeiro passo para se tornar um cidadão dos EUA.
  • É necessário ter residência contínua e presença física nos Estados Unidos. Se deixar o país por mais de seis meses, interromperá sua residência contínua.
  • Ter habilidade básica de leitura, escrita e oratória em inglês. É necessário demonstrar proficiência no idioma.
  • Demonstrar bom caráter moral. Indivíduos com antecedentes criminais não são bem-vistos e a honestidade é fundamental em qualquer interação com o governo dos EUA.
  • Demonstrar conhecimento e compreensão da história e do governo dos EUA. Será necessário estudar para o teste, o que não é difícil, mas exige uma preparação.
  • Demonstrar lealdade aos princípios da Constituição dos EUA, uma vez que você busca ser um cidadão americano.
  • Esteja disposto a fazer o juramento de fidelidade e a defender os Estados Unidos, caso solicitado.

Passar pelo processo de naturalização oferece alguns direitos, como o voto. Além disso, você poderá concorrer a determinados cargos em uma eleição nos EUA, terá chances de novas oportunidades de emprego, como trabalhar para o governo federal. Há mais acesso aos programas do governo, poderá obter um passaporte americano. E, por último, você poderá solicitar green card para membros sua família.

Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um advogado de imigração antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.

Artigo por Flávia Santos Lloyd