Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Expectativas: o combustível da esperança ou da frustração?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As expectativas são, na maior parte dos casos, o que move o ser humano e estão presentes em todos os momentos da vida, independe da idade ou classe social. Muitas vezes, o ser humano é movido pela curiosidade e imaginação do que virá no futuro e isso é um dos principais motivos para a frustração. A ciência tem pesquisado sobre a felicidade em diferentes áreas e com isso, entendido pontos que vão na contramão do que muitos acreditam.
Gustavo Arns, pesquisador e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas, comenta as duas linhas que vêm estudando sobre como regular as expectativas para diminuir o impacto no bem estar e mencionou ter encontrado duas vertentes: uma mostra que a idealização tem um impacto negativo para o aspecto do bem-estar e a outra expõe que elas ajudam a perseguir sonhos e a alcançar objetivos.
O especialista fala do assunto usando um ditado, "a expectativa é a mãe da frustração", e com isso, argumenta que ao reduzir a ambição é possível aumentar o nível da felicidade. Arns explica essa afirmação utilizando como base a ideia da frase "trabalhe enquanto eles dormem", que remete a conquistar mais do que outras pessoas. "Essas frases nos colocam em movimento, mas, muitas vezes criam vontades irreais ou nos levam a comportamentos de excesso de trabalho", reflete ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.