Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça 5 países que celebram a festa junina pelo mundo

Colunista do UOL

21/06/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As festas juninas são recebidas com entusiasmo durante o mês de junho, mas as comemorações vão além das fronteiras brasileiras. Celebrada em diversos lugares ao redor do mundo, a festividade reúne vários pratos típicos e possui relevância e alcance internacional. A Preply, plataforma que conecta alunos a professores de idiomas, fez uma pesquisa e descobriu quais são os costumes de diferentes lugares ao redor do mundo para a festa junina. Confira:

f - Reprodução - Reprodução
Alicante, Espanha.
Imagem: Reprodução

1- Espanha
A comemoração na Espanha é muito diversificada e tem características únicas em cada região. Na Catalunha, no nordeste, o foco são os fogos de artifício. Em Barcelona, as tradições envolvem danças e concertos no ritmo de São João. E, em Alicante, no sudeste, a festa acontece ao redor da fogueira, com queima de monumentos feitos de papel machê, muitos desfiles, oferendas florais, quitutes e um concurso de fogos de artifício na praia. Já em San Pedro Manrique, na província de Soria, eles queimam mil quilos de lenha na frente da igrejinha da Virgen de la Peña e os homens de São Pedro encaram um desafio inusitado: andar descalços com alguém nas costas enquanto o chão está em brasas.

s - Reprodução - Reprodução
Desfile de São João em Quebec, Canadá.
Imagem: Reprodução

2- Canadá
Em Quebec, no dia 24 de junho, acontece um desfile de rua todo politizado e patriótico, com pouca natureza religiosa. O evento, que virou feriado nacional, traz instrumentos de sopro, acrobatas e 24 bonecos gigantes representando figuras históricas de Quebec. O evento também conta com fogueira, shows musicais, danças típicas, churrasco e fogos de artifício.

f - Reprodução - Reprodução
Dinamarca
Imagem: Reprodução

3- Dinamarca
Na Dinamarca, a festa é chamada de Sankha Saften, ou seja, a noite de São João, em português. Até 1970, essa celebração era feriado oficial. Os dinamarqueses tinham o costume de criar uma bruxinha feita de palha e pano, que era colocada na fogueira durante a celebração, evocando os tempos de caça às feiticeiras na Europa. Além disso, os dinamarqueses acendem fogueiras para espantar maus espíritos. Hoje em dia, a festa acontece nas praias, com piqueniques e cantorias tradicionais.

d - Reprodução - Reprodução
França
Imagem: Reprodução

4- França
A quadrilha não surgiu no Brasil, esse tipo de dança é original da França. No território francês, eles chamam de Fête de la Saint-Jean, o que pode ser traduzido para Festa de São João. Embora tenham algumas origens pagãs, os franceses comemoram com um lado católico e acendem fogaréus para homenagear uma estátua do profeta João Batista e fazem uma missa para esse santo.

f - Reprodução - Reprodução
Noruega
Imagem: Reprodução

5- Noruega
O arraial é conhecido como Sankthans na Noruega, uma combinação de palavras que, quando traduzidas, querem dizer Santo e João, respectivamente. Por lá, acontece um banquete com quitutes regionais: salsichas grelhadas, cachorros-quentes, arroz doce com manteiga e canela e carnes e frutas defumadas. Nessa versão nórdica da festa junina, eles também capricham na fogueira, empilhando caixas, madeiras e outros itens inflamáveis para formar uma pilha gigante de fogo.