Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

10 locais de "Oppenheimer" que é possível visitar na vida real

Colunista do UOL

01/08/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao assistir "Oppenheimer", o público diz se sentir transportado para os lugares exatos onde a história aconteceu e, em alguns casos, realmente está. O último filme de Christopher Nolan é um olhar sobre a vida de J. Robert Oppenheimer e seu trabalho no ultrassecreto Projeto Manhattan, que viu os EUA desenvolverem as duas bombas atômicas eventualmente lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. O diretor procurou dar vida ao mundo de Oppenheimer usando cenários que replicavam locais existentes e, inclusive, os próprios lugares reais. Veja 10 locais de "Oppenheimer" que você pode visitar na vida real:

k - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os cientistas do Projeto Y viajando para Los Alamos, Novo México, chegaram pela primeira vez à Estação Ferroviária Lamy, que também aparece em "Oppenheimer". Em 1943, o Departamento de Guerra dos Estados Unidos assumiu a pequena e isolada cidade rural de Los Alamos para uso no confidencial Projeto Manhattan. A Estação Ferroviária Lamy é agora uma estação operada pela Amtrak, e os visitantes podem pegar um ônibus entre a estação e Santa Fé. Está localizado a 40 minutos de carro do Manhattan Project National Historical Park, administrado por uma parceria entre o Departamento de Energia e o National Park Service.

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os visitantes de Los Alamos podem ver a casa onde Oppenheimer morou com sua família enquanto trabalhava no Projeto Manhattan. A casa foi originalmente construída em 1929 e Oppenheimer morou lá com sua família - esposa Kitty, filha Toni e filho Peter - enquanto trabalhava em Los Alamos de 1943 a 1945.

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Enquanto os militares foram alojados principalmente em quartéis dentro de sua própria seção de Los Alamos, os civis foram colocados em um dos quatro dormitórios civis - dois homens e duas mulheres - no que hoje é o centro de Los Alamos, de acordo com o National Park Service. Este dormitório, em particular, era onde mulheres civis e não militares viviam enquanto trabalhavam para o Projeto Manhattan.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É possível visitar o centro comunitário que já foi usado pelos cientistas do Projeto Manhattan, conhecido como Fuller Lodge em Los Alamos. Construído em 1928 pelo arquiteto John Gaw Meem, o Fuller Lodge já serviu como refeitório para a Los Alamos Ranch School. Em 1942, tanto ela quanto os terrenos ao redor foram comprados pelo Projeto Manhattan , que seria utilizado como centro comunitário para seus trabalhadores.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cillian Murphy, que interpreta Oppenheimer, e o personagem de Matt Damon, o tenente-general Leslie Groves - um engenheiro e um dos arquitetos do Projeto Manhattan - foram vistos em trajes militares no Millennium Biltmore Hotel, tanto no trailer quanto durante as filmagens no ano passado em Los Angeles.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Edwards Stadium, também conhecido como Goldman Field, fica na Universidade da Califórnia, campus de Berkeley. Oppenheimer e seus colegas o atravessam em uma cena.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Physics North era um edifício de 1924 que era conhecido como LeConte Hall até 2020 e abrigou o escritório de Oppenheimer durante seus anos de bacharel.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

De acordo com um relatório do departamento de física da UC Berkeley, as filmagens também ocorreram em Campanile Way, fora de Wheeler Hall e perto da Torre Sather. Nolan fez o campus parecer como na década de 1940 - carros antigos, postes de iluminação antigos e fantasias incluídas.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As filmagens aconteceram no terceiro andar do Kerckhoff Hall, na Califórnia, em fevereiro do ano passado. De acordo com os alunos associados da UCLA, as filmagens aconteceram no Charles E. Young Grand Salon, Louise Kerckhoff Third Floor Study Lounge e Kerckhoff Art Gallery, que foram transformados no laboratório e dormitório de Oppenheimer.

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Instituto de Estudos Avançados, ou IAS, é conhecido por ser o lar acadêmico de estudiosos como Oppenheimer, Albert Einstein, Hermann Weyl, Kurt Gödel e John von Neumann. Foi fundada em 1930 como um centro de pesquisa. Após a Segunda Guerra Mundial, foi oferecido a Oppenheimer o cargo de diretor do Instituto de Estudos Avançados.