Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nelson Wilians - Não quero mudar o jogo, quero conhecer as regras

Colunista do UOL

23/08/2023 13h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recentemente, tive a oportunidade de estar na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, para a honrosa tarefa de ministrar uma palestra a estudantes de Direito e recém-formados na área jurídica, dentro do programa "Líderes que Inspiram", desenvolvido pelo Instituto Nelson Wilians.

Enquanto compartilhava minhas experiências, relembrei os primeiros passos da minha trajetória profissional e os inúmeros desafios que cruzaram o meu caminho. Entre eles, o de adequar o meu escritório para participar da maior licitação por serviços jurídicos promovida por um banco, o Banco do Brasil, que estava em busca de escritórios de advocacia aptos a gerenciar uma vasta carteira de processos nas áreas trabalhista, penal, administrativa, tributária e de recuperação de crédito. Isso em 2013.

d - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em meio às reflexões sobre a complexidade dessa jornada de preparar o NWADV com as ferramentas necessárias para a licitação, citei a frase que ouvi há alguns anos de um empresário e cliente sobre as dificuldades de trafegar pelo arcabouço tributário:

"Eu não quero mudar o jogo, quero conhecer as regras para jogar".

E era exatamente esse ponto que eu queria realçar em relação à palestra, levando em conta que aquele público jovem estava ali em busca de orientação para traçar seus rumos profissionais.

Costumo dizer que a minha trajetória dificilmente poderá ser replicada no atual mercado jurídico, impactado constantemente por novas tecnologias e pela dinâmica comercial, que também está em constante mutação. Porém, ela pode servir de inspiração.

E aqui reforço: o sucesso não está reservado exclusivamente àqueles que se empenham em reinventar a roda. Às vezes, uma compreensão profunda do contexto em que atuamos pode ser a chave para uma carreira próspera.

E em que isso se encaixa?

Em um plano de carreira, na construção de uma base sólida de conhecimento, na construção de relacionamentos, em investimentos em novas habilidades, adaptações contínuas etc.

Em outros termos, ao se compreender bem as regras do jogo, pode-se também identificar possíveis lacunas e oportunidades que levem a um caminho de sucesso, sem haver necessidade de recriar nada. Ou nas palavras do perspicaz Winston Churchill: "Se alguém já inventou a roda, você não precisa reinventá-la. Basta melhorá-la".

Artigo por Nelson Wilians