Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Top 10 imagens mais importantes da história da fotografia

A fotografia percorreu um longo caminho até chegar no que conhecemos hoje. Até ser um sinônimo de tecnologia, as pessoas dependiam de tela e tinta se desejasse um retrato. Em 1826, na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França, a primeira foto foi tirada e isso mudou para sempre a maneira de eternizar momentos.

Confira as 10 imagens mais importantes da história da fotografia:

Imagem
Imagem: Reprodução

1- Primeira pessoa a ser fotografada

Hannah Stilley Gorby, nascida em 1746, detém o título de pessoa mais velha já capturada em uma foto. Para colocar em perspectiva, ela nasceu uma década antes de Mozart e 23 anos antes de Napoleão Bonaparte, ambos não viveram o suficiente para experimentar a invenção da fotografia. No entanto, aos 94 anos, Gorby posou para um retrato usando essa nova tecnologia em 1840.

Imagem
Imagem: Reprodução

2- Primeira selfie

A primeira fotografia de retrato foi na verdade uma selfie. Em 1839, Robert Cornelius, um fotógrafo da Filadélfia, teve paciência e determinação para ficar parado por 15 minutos, o tempo necessário para um daguerreótipo, um equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo. Isso resultou na primeira fotografia nítida de uma pessoa, no primeiro retrato e na primeira selfie, tudo de uma vez.

Imagem
Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

3- Primeira fotografia

A primeira foto tirada na história foi registrada por Joseph Nicéphore Niépce, com a vista de sua janela em Saint-Loup-de-Varennes, França, em 1826. Embora possa não parecer muito, levou oito horas para capturar esta imagem importante.

Imagem
Imagem: Reprodução

4- Primeira fotografia de um negativo

Em 1835, Henry Fox Talbot melhorou o conceito de Niépce criando um método mais prático. Ele foi o primeiro a tirar uma fotografia com um negativo, o que lhe permitiu fazer várias cópias em vez de apenas uma imagem fraca no metal.

Imagem
Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

5- Primeira fotografia de pessoas

Louis Daguerre fez história ao capturar a primeira fotografia com um ser humano. A imagem mostra uma rua em Paris, mas se olhar mais de perto no canto inferior esquerdo, vemos duas pessoas - uma engraxando os sapatos da outra. Como eles estavam parados durante o longo tempo de exposição, eles poderiam ser capturados enquanto o resto da rua movimentada não.

Imagem
Imagem: Reprodução

6- Primeiro retrato presidencial

John Quincy Adams foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a ter sua fotografia tirada, capturada por Philip Haas em Washington, em 1843.

Imagem
Imagem: Reprodução

7- Primeira foto enviada pelo celular

Em Santa Cruz, Califórnia, o pioneiro da tecnologia Phillipe Kahn fez história ao ser o primeiro a tirar e compartilhar uma foto com seu celular. Ele combinou engenhosamente uma câmera digital com um telefone e o usou para enviar fotos em tempo real de sua filha bebê para seus entes queridos, em 1997.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução

8- Primeiro retrato de uma mulher

Em 1839 ou 1840, John Draper fez história ao capturar o primeiro retrato que não era uma selfie. A pessoa retratada é sua irmã, Dorothy, tornando este o primeiro retrato de uma mulher na história da fotografia.

Imagem
Imagem: Reprodução

9- A primeira fotografia aérea

Em 1860, muito antes de os drones serem uma ideia, a primeira foto aérea foi tirada de um balão de ar quente. Ele mostra a cidade de Boston do ponto de vista de um pássaro, a 2.000 pés de altura. O artista por trás das lentes, James Wallace Black, chamou-o de "Boston, como a águia e o ganso selvagem veem".

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução

10- Primeiro retrato subaquático

Em 1899, Louis Boutan, um biólogo e fotógrafo francês, fez história ao capturar o primeiro retrato subaquático. Seu colega, Emil Racovitza, precisou ficar parado por 30 minutos nas águas de Banyuls-Sur-Mer, na França, para ser fotografado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.