Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Conheça a ilha que muda de país a cada seis meses

A Ilha dos Faisões está localizada na fronteira entre a Espanha e a França e seu status de propriedade é alternado entre os dois países a cada seis meses. Localizada no rio Bidasoa, a fronteira natural entre a Espanha e a França, a Ilha do Faisão é um pedaço de terra deserta que foi palco da conclusão da Guerra dos Trinta Anos.

Imagem
Imagem: Reprodução

Quando a França e a Espanha decidiram encerrar sua longa guerra, a Ilha dos Faisões tornou-se uma metáfora para uma paz duradoura. O rei francês Luís XIV casou-se com a filha do rei Filipe IV, Maria Teresa da Espanha, na pequena ilha, um monumento para comemorar o acordo histórico foi construído no centro dela e foi decidido que, a partir daquele momento, ambos os países teriam a custódia conjunta do território por seis meses em um ano.

Imagem
Imagem: Reprodução

Desde 1660, quando o acordo histórico foi firmado, a Ilha dos Faisões pertence à Espanha de 1º de fevereiro a 31 de julho e à França na outra metade do ano. Os visitantes só são permitidos na ilha em raras ocasiões, como a cerimônia de entrega bianual ou em raros passeios pelo patrimônio. Fora isso, funcionários das prefeituras de Irun, na Espanha, e Hendaye, na França, vão se aventurar semestralmente na Ilha dos Faisões para trabalhos de limpeza e jardinagem.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes