Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Como a cerimônia de abertura das Olimpíadas mudou ao longo dos anos

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi realizada nesta sexta-feira (26) e, para entrar no clima das Olimpíadas de Paris, confira como a cerimônia de abertura mudou ao longo dos anos:

1906 - Atenas, Grécia
1906 - Atenas, Grécia Imagem: Reprodução

1906 - Atenas, Grécia

A tradição das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas remonta à Grécia antiga. Desde as primeiras Olimpíadas em 1896, o país anfitrião replicou essas cerimônias. Membros de várias famílias reais europeias desfilaram pelo estádio durante os Jogos Olímpicos de 1906 em Atenas.

1908 - Londres, Reino Unido
1908 - Londres, Reino Unido Imagem: Reprodução

1908 - Londres, Reino Unido

A primeira vez que os atletas marcharam atrás da bandeira de seu país foi nos Jogos Olímpicos de 1908 em Londres.

1920 - Antuérpia, Bélgica
1920 - Antuérpia, Bélgica Imagem: Reprodução

1920 - Antuérpia, Bélgica

Continua após a publicidade

As mulheres foram autorizadas a participar das Olimpíadas pela primeira vez na edição de 1920. Elas só podiam competir em cinco esportes: tênis, croquet, hipismo, vela e golfe.

1948 - Londres, Inglaterra
1948 - Londres, Inglaterra Imagem: Reprodução

1948 - Londres, Inglaterra

Ao sediar os Jogos Olímpicos de 1948, a Inglaterra decidiu exibir uma citação do educador e historiador francês Pierre de Coubertin, que também foi o fundador do Comitê Olímpico Internacional. A mensagem dizia: "A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas competir. O essencial da vida não é conquistar, mas lutar bem."

1960 - Roma, Itália
1960 - Roma, Itália Imagem: Reprodução

1960 - Roma, Itália

Continua após a publicidade

Os VIPs estão sempre presentes nas cerimônias de abertura das Olimpíadas. Mas, à medida que o mundo entrava na era dos tablóides, espectadores glamourosos muitas vezes roubavam os holofotes dos atletas. Em 1960, Elizabeth Taylor e seu quarto marido, Eddie Fisher, foram fotografados nas arquibancadas da arena olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Verão em Roma.

1968 - Cidade do México, México
1968 - Cidade do México, México Imagem: Reprodução

1968 - Cidade do México, México

Multidões sobem em cima da placa olímpica do México durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México. Isso marca a primeira vez que as Olimpíadas foram transmitidas em cores.

1980 - Moscou, Rússia
1980 - Moscou, Rússia Imagem: Reprodução

1980 - Moscou, Rússia

Continua após a publicidade

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lideraram o boicote às Olimpíadas de Verão de 1980. 65 países não enviaram atletas aos jogos.

2012 - Londres, Inglaterra
2012 - Londres, Inglaterra Imagem: Reprodução

2012 - Londres, Inglaterra

A Rainha Elizabeth fez comentários na cerimônia de abertura de 2012 em Londres. Isso aconteceu momentos depois que os organizadores criaram uma introdução divertida com o personagem de 007 e fez parecer que a matriarca chegou saltando de paraquedas no estádio.

2016 - Rio de Janeiro, Brasil
2016 - Rio de Janeiro, Brasil Imagem: Reprodução

2016 - Rio de Janeiro, Brasil

Continua após a publicidade

Dançarinos da cerimônia de abertura no Rio de Janeiro apresentaram "Pindorama: o Nascimento da Vida", um show que representou o início da Floresta Amazônica.

2024 - Paris, França
2024 - Paris, França Imagem: Reprodução

2024 - Paris, França

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2024 em Paris aconteceu ao longo do rio Sena, ao invés de em um estádio tradicional. Os atletas desfilaram em barcos especialmente decorados, passando por alguns dos marcos mais icônicos da cidade, como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre. O evento foi acessível a um grande público, com áreas gratuitas e outras com ingressos. Foi uma cerimônia histórica, marcando a primeira vez que os Jogos Olímpicos tiveram uma abertura fora de um estádio.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.