Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Projeto usará aeronaves particulares para transporte de órgãos para doação

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Abesata) e o Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sineata) apoiam o programa TransplantAR, criado recentemente pelo governo paulista. O projeto prevê a utilização de aeronaves particulares para o transporte de órgãos destinados a transplantes. A iniciativa tem como objetivo beneficiar milhares de pessoas ao agilizar a logística de captação de órgãos, hoje realizada basicamente pelas companhias aéreas e pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Imagem
Imagem: Reprodução

A aviação regular voa para pouco mais de 250 cidades brasileiras, enquanto a aviação executiva, com aviões de pequeno porte, jatos e helicópteros, pode voar para basicamente qualquer lugar que tenha uma pista para pousos e decolagens. Por isso a importância do TransplantAR, aumentando exponencialmente a capacidade de captação e transporte de órgãos.

A assinatura do programa foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e não terá custos aos cofres públicos. O IBA será responsável por selecionar os proprietários das aeronaves que possam doar horas de voo para o TransplantAR. Assim, a Central de Transplantes acionará o IBA quando as equipes ou hospitais precisarem de apoio aéreo para realizarem o deslocamento até o local onde se encontra o potencial doador.

Imagem
Imagem: Divulgação

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes