Jaguar divide opiniões com novo logotipo
Por: Tamara Lorenzoni
A tradicional marca britânica de carros de luxo, Jaguar, causou surpresa e polêmica ao abandonar seu icônico logotipo do felino que estampava os veículos há décadas. A mudança, realizada após um pedido do fundador Sir William Lyons, aposta em um design mais minimalista e moderno, gerando debates sobre a perda da identidade da marca.
Com as fortes reações negativas presentes nas redes sociais, uma das maiores críticas foi o possível abandono da essência da marca por conta da transformação minimalista do logo. A mestre e especialista em Gestão de Marcas de Luxo, Tamara Lorenzoni, fala sobre essa tendência das marcas. De acordo com ela, a nova proposta visual parece desconexa da trajetória da Jaguar, afastando aqueles que a consomem.
"A verdade é que as marcas estão ficando 'sem alma' e isso acontece na busca por tendências e inovações. Nesse processo, sacrificam o DNA que as tornou tão marcantes. Além de um problema de branding, é uma desconexão profunda com o público, que busca histórias, emoções e valores no que consome.", explica Tamara.
Segundo a especialista, o rebranding da Jaguar é uma convergência de referências culturais e artísticas que buscam reposicionar a marca como inovadora e relevante no cenário atual.
"No entanto, o sucesso da estratégia proposta irá depender da sua capacidade de equilibrar tradição e modernidade, preservando a alma da Jaguar enquanto abraça o futuro.", alerta Lorenzoni.
O que não se pode negar é que, de certa maneira, a estratégia está dando certo. Todos estão parando para analisar e realizar comentários sobre as novidades da Jaguar, dando assim, mais visibilidade para a marca.
Deixe seu comentário