Práticas para desenvolver resiliência e inteligência emocional em 2025
Com o início de um novo ano, surge a oportunidade de fortalecer algumas competências, como resiliência e inteligência emocional. Rodrigo de Aquino, executivo em felicidade e bem-estar, explica como a psicologia positiva e outras técnicas de desenvolvimento humano podem ser ferramentas importantes para o crescimento pessoal.
O que são inteligência emocional e resiliência?
A inteligência emocional está conectada à autoconsciência, ou seja, à capacidade de reconhecer forças, fraquezas, habilidades e pontos de atenção. Com base nisso, é possível gerenciar as emoções, ações e reações diante dos acontecimentos da vida. Já a resiliência, essencial para o bem-estar, é construída a partir da conexão entre agilidade cognitiva, autoeficácia, regulação emocional, otimismo e autocompaixão. Essa combinação permite enfrentar adversidades com flexibilidade, adaptabilidade e força renovada, isto é, se recuperar das adversidades para conquistar um crescimento pós-traumático.
Dicas para fortalecer resiliência e inteligência emocional:
8. Transforme desafios em oportunidades
Resiliência não significa suportar as dificuldades da vida em silêncio ou ao extremo, nem aceitar passivamente abusos de qualquer ordem. Em vez disso, é a capacidade de enfrentar adversidades com flexibilidade e autoconsciência, preservando o bem-estar emocional e respeitando seus limites. Essa habilidade, desenvolvida por meio de práticas já mencionadas, abre espaço para o crescimento interior, gerando um processo de aprendizado e fortalecimento pessoal.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.