Atriz Éri Correia fala sobre dublar a personagem Loto na animação “Moana 2”
Por: Flávia Viana
Éri Correia é uma artista plural que vem, há alguns anos, se dividindo entre os palcos e os estúdios de dublagem. No recém-lançado "Moana 2", Éri dá voz à Loto, uma engenheira ousada e apaixonada por ciência, em um papel que representa a realização de um sonho de infância: fazer parte de um filme da Disney. "Foi um desafio grande! A Loto é muito agitada, fala rápido e ainda canta um rap - algo que nunca tinha feito antes! Mas todo o processo foi muito leve e divertido, uma experiência incrível", conta Éri sobre sua participação na animação que já é a segunda maior estreia no país em 2024.
A personagem Loto, uma engenheira que traz em sua personalidade traços de inteligência, curiosidade e persistência, também reflete características pessoais de Éri. "Eu me identifico muito com a Loto. Ela está sempre pronta para aprender com os erros e seguir em frente, independentemente dos obstáculos. Também sou muito prática e não tenho medo de colocar a mão na massa. Assim como ela, adoro resolver problemas e sempre tento de novo, até encontrar a solução", compartilha a atriz, que expressa o sentimento de orgulho e honra ao poder representar uma figura feminina tão potente, que quebra estereótipos de gênero, refletindo que as mulheres também têm capacidade e merecem ocupar outras posições e espaços.
Com uma trajetória marcada por sua formação em teatro musical, dublagem, terapia da comunicação e como arte-educadora, Éri sempre foi movida pela arte. Criada em Itapecerica da Serra, começou a se envolver com música e teatro ainda na infância, o que a levou a se profissionalizar na área, superando desafios familiares e se consolidando como atriz e dubladora. "A dublagem exige muita rapidez em se conectar com a personagem, não temos o mesmo tempo que o ator teve para construir a cena. É preciso foco, disponibilidade e uma entrega emocional imediata", explica Éri sobre as particularidades desse trabalho, que já se difere como um dos mais especiais.
Entre os pontos altos de sua carreira, Éri destaca produções como "Tempo Certo", onde além de atuar, também assinou a idealização do projeto ao lado de Dan Cabral, e sua participação em musicais icônicos como "Evita Open Air" e "Wicked", na segunda montagem brasileira, em 2023. Já no campo da dublagem, ela vê seu trabalho, em constante crescente, à frente de vozes que podem ser ouvidas em filmes, séries, realities e animações, como uma forma de tocar as pessoas de maneira emocional, conectando-se com o público de forma profunda e afetiva.
Com novos projetos a caminho, Éri promete continuar a surpreender em 2025, seja nos palcos ou em novos personagens na dublagem, mas não pode revelar muito.
"Responder sobre projetos futuros é sempre uma pergunta difícil, porque como dubladora eu nunca posso contar o que vem por aí, por conta do sigilo enorme que tem em todas as produções. Mas fiquem ligados nos streamings, pois vem coisa boa por aí, e acompanhem também as minhas redes!".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.