Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Patrimônio tombado pela Unesco é destruído em terremoto na Turquia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As notícias que se seguiram ao terremoto de hoje na Turquia dão conta de uma tragédia onde ainda se contam os mortos. Entre os destroços, muita história destruída de uma área ocupada desde o neolítico e patrimônio tombado pela Unesco.
Um patrimônio da humanidade escolhido pela Unesco é uma região ou área que vem a ser considerada pela comunidade científica de inigualável e fundamental importância para a humanidade. É o caso do topo do cerro onde ficava o castelo de Gaziantep.
Em uma área ocupada há mais de 2 milênios repousava um castelo que passou pelas mãos de alguns impérios, tendo sido construído pelos romanos entre o século 2 e 3. Várias estruturas foram destruídas, e o muro de contenção próximo ao castelo também desabou. Também foram observadas grandes rachaduras, mostrando que as estruturas que não sucumbiram podem estar comprometidas.
A estrutura foi uma das mais de 1700 edificações destruídas ou severamente comprometidas no país após o terremoto. Na mesma cidade, um grande exemplo da arquitetura islâmica também teve sua estrutura comprometida, a Mesquita ?irvani do século XVII, que teve sua cúpula e a parede oriental danificadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.