Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
A maior flecha do Cupido
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Hoje é dia dos namorados. Melhor dizendo, dia de São Valentim, padroeiro do amor e dos namorados, daí a comemoração que é popular em quase todo o mundo (no Brasil celebramos em 12 de junho por motivos mais comercias). Obras sobre o tema existem no mundo todo, celebrando o amor. Talvez o símbolo máximo nas artes seja o Cupido, o anjinho com sua flecha pronta para atingir um casal incauto.
Na mitologia clássica, Cupido é o deus do desejo, amor erótico, atração e afeto. Ele é frequentemente retratado como filho da deusa do amor Vênus e do deus da guerra Marte. Em latim seu nome é Amor. Sua versão grega é Eros. Embora as primeiras representações do Cupido não tenham o arco e a flecha, a arma virou símbolo do deus. Como quando você desenha suas iniciais e a do seu amor dentro de um coração com uma flecha.
Uma pessoa que é atingida pela flecha do Cupido é tomada por um desejo incontrolável. Até mesmo um planeta pode ser alvo do Cupido.
Foi esse o alvo de uma flecha que atingiu São Francisco nos EUA em 2002. Um ano após os ataques terroristas no país, o casal de artistas Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen inauguraram Cupid's Span, a instalação de 21 metros de altura que representa justamente as ferramentas do Cupido.
A ideia inicial era colocar o arco e a flecha apontando para o céu. Essa mudança de foco levou a outras interpretações, com a baía recebendo a flecha do Cupido. Para os artistas, a cidade era também um símbolo do amor, por isso escolheram um estereótipo clássico, a flecha e o arco, que ainda evocam os navios à vela e a ponte logo em frente à escultura.
Cupid's Span virou ponto turístico e reforçou o símbolo de amor na cidade. Possivelmente a maior arma já usada por Cupido. E em uma praça, ao ar livre, para que todos vejam seu serviço. Mas não menos importante que o coração com flecha que todos já desenharam um dia. Feliz dia de São Valentim a todos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.