Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

As Kombis que levam arte pela cidade

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

28/03/2023 18h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A arte urbana está nas paredes, nos postes, nas calçadas, até mesmo no asfalto. Em um lugar imóvel, quase invariavelmente. Quase. Há artistas que levam o conceito de arte urbana para circular pela urbe. Bonga Mac é um exemplo nessa categoria móvel do graffiti.

Se você se deparar com alguma Kombi pintada na grande São Paulo, são grandes as chances de ser um trabalho de Bonga Mac. Já são mais de 40 desses veículos customizados pelo artista dentro de seu projeto Kombozas, um recorde que lhe rendeu um reconhecimento na câmara municipal de sua cidade, Caieiras.

Kombi pintada por Bonga Mac - Tamires Santana - Tamires Santana
Kombi pintada por Bonga Mac
Imagem: Tamires Santana

O projeto começou em 2021, em plena pandemia, como uma forma segura para Bonga continuar seu trabalho artístico enquanto cuidava de seu pai, que havia sofrido um AVC. A customização das Kombis é feita de forma gratuita pelo artista. Em troca do serviço, os proprietários dos veículos apenas fornecem as tintas necessárias.

Ainda que não cobre pela customização, alguns proprietários de vans ofereceram dinheiro pelo trabalho prestado. O artista explica que, em vez de aceitar dinheiro, ele pede uma contribuição social, a qual varia de acordo com a disponibilidade de cada pessoa. "Tudo o que é arrecadado é destinado a entidades carentes e famílias necessitadas em Caieiras e na capital de São Paulo", diz ele.

Na próxima vez que estiver na rua e passar por uma Kombi, veja se ela está grafitada. Você pode estar passando por uma obra de arte e de um trabalho social realizado por Bonga Mac.