Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Água Fria renova escadaria com arte

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

11/04/2023 17h28

A Zona Norte de São Paulo é berço de muitos artistas que ajudaram a criar a cena do graffiti na cidade. E também de ver arte urbana, como o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). E, a partir desse sábado, mais um espaço ganhará cores e uma nova vida.

Grafifti no novo escadão das artes - Divulgação - Divulgação
Grafifti no novo escadão das artes
Imagem: Divulgação

A escadaria localizada na Rua José Justino Pereira, altura do número 196, na Água Fria, será transformada em "Escadão das Artes" por 29 grafiteiros. A ideia de renovar o local veio do artista e vizinho do local, Plínio CristoVive.

Plínio utilizava o espaço como ferramenta de estudo desde 2014. "Com a revitalização do escadão, feito pela Subprefeitura Santana/Tucuruvi, no fim do ano passado, tive a iniciativa de convidar vários artistas para participarem da transformação do local", conta Plínio.

Artistas confirmados para a pintura do Escadão - Divulgação - Divulgação
Artistas confirmados para a pintura do Escadão
Imagem: Divulgação

Os artistas participando são voluntários e muitos deles são da Zona Norte, como Soberana Ziza e Binho Ribeiro, um dos precursores da cena no Brasil. O evento não tem patrocínio e contou com a colaboração espontânea de vizinhos com a alimentação do artistas.

As pinturas já começaram, porém, a inauguração do espaço se dará neste sábado. Um bom programa para conhecer a mais nova galeria a céu aberto da cidade