Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Exposição junta natureza e arte com tecnologia no Parque Burle Marx

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

07/06/2023 17h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Existem alguns motivos para visitar o Parque Burle Marx em São Paulo. Primeiro: é um espaço verde de mata atlântica no meio da cidade, uma mini floresta entre asfalto e concreto. Segundo: é um espaço para contemplar um pouco da genialidade artística do maior paisagista brasileiro, já que a área do jardim foi projetada por Burle Marx. Terceiro: neste mês, a arte e a natureza se unem através da tecnologia com a mostra VIVACIDADE - poéticas socioambientais.

Obra do artista VJ Chico Abreu  - Antônio Frugiuele - Antônio Frugiuele
Obra do artista VJ Chico Abreu
Imagem: Antônio Frugiuele

A exposição é gratuita e acontece até o dia 18 de junho no parque. Ao todo são sete obras escolhidas pela curadora de arte digital, Marília Pasculli.

A arte digital é explorada em trabalhos como "Jardim Tropical". Ceci Soloaga e Ygor Marotta, que assinam como VJ Suave, criaram uma floresta digital similar à Mata Atlântica, com flora e fauna animadas e representada em dois cenários: um lago para destacar espécies aquáticas e a floresta, com pássaros e outros seres terrestres. O participante recebe um tablet para desenhar (outras espécies endêmicas da Mata Atlântica que podem ser avistadas no próprio parque. Os desenhos são projetados no jardim tropical da obra, que diverte e alerta para a urgência da preservação das espécies remanescentes na cidade.

"Quanto maior a área de preservação da mata nativa, maior é a chance de sobrevivência da biodiversidade. A obra é um convite para essa reflexão e para que o público possa desenhar fauna e flora e contribuir para aumentar a biodiversidade da nossa mata virtual", afirma a curadora.

Além da obra interativa do duo VJ Suave, fazem parte da mostra trabalhos dos artistas, Homem Gaiola, VJ Chico Abreu, Lucasvisionn, Coletivo Escambau Cultura, 1quarto.cc, Mau Maiolli e André Oliveira Cebola. Em julho, a mostra segue para a Praça Adolpho Bloch, no Jardim Paulista, com a obra digital interativa "RESPIRAMOS", do duo Rizomatique.

Obra interativa Jardim Tropical de VJ Suave - Antônio Frugiuele - Antônio Frugiuele
Obra interativa Jardim Tropical de VJ Suave
Imagem: Antônio Frugiuele

Em sua segunda edição, o projeto volta à capital paulista após uma década. Em 2013, a VIVACIDADE - poéticas socioambientais ocupou a Avenida Paulista com seis obras digitais.

Serviço:

VIVACIDADE - poéticas socioambientais:
Até 18 de junho de 2023
Parque Burle Marx, Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Vila Andrade, São Paulo-SP
Grátis

Horários:
"JARDIM TROPICAL" - de quinta a domingo das 9h às 16h

Obras visuais (em loop) - de segunda a quarta-feira, das 9 às 18h e
de quinta a domingo, das 16h às 18h.