Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A fonte mais famosa do mundo e suas cópias

Colunista do UOL

13/07/2023 11h16Atualizada em 13/07/2023 11h16

Há algumas semanas a inauguração de uma réplica da romana Fontana di Trevi na cidade de Serra Negra no interior de São Paulo virou notícia no mundo das artes. Melhor dizendo, no mundo do turismo. Os comentários sobre o valor artístico da cópia paulista foram pouco amigáveis, para sermos generosos com o tema. Padrões estéticos à parte, o mais novo monumento da cidade foi feito para homenagear a colônia italiana e atrair turistas. A estimativa do município é aumentar em 10% o atual número de 150 mil pessoas que visitam a cidade todo mês.

A inauguração da Fontana di Trevi de Serra Negra - Divulgação/Prefeitura de Serra Negra - Divulgação/Prefeitura de Serra Negra
A inauguração da Fontana di Trevi de Serra Negra
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Serra Negra

Desde que o ser humano começou a fazer arte a cópia existe. Algumas mais discretas, outras já tentam emular ao máximo o original ao ponto de confundir até mesmo especialistas. A Fontana di Trevi a original data de 1762 e virou um clássico para qualquer visita a Roma. Muitos turistas atribuem a autoria do monumento aos clássicos renascentistas, mas a obra é posterior, com trabalho arquitetônico de Nicola Salvi e esculturas de Pietro Bracci, Filippo della Valle, Giovanni Grossi e Andrea Bergondi.

Serra Negra não foi a primeira a reproduzir a fonte. Existem pelo menos mais 3 lugares bem visitados onde o turista pode apreciar um pouco da Fontana di Trevi, mesmo que não seja a original.

Las Vegas, EUA

A Fontana di Trevi de Las Vegas - André Corboz/CC - André Corboz/CC
A Fontana di Trevi de Las Vegas
Imagem: André Corboz/CC

Na cidade que tem uma pirâmide e uma Torre Eiffel, não é de se espantar encontrar o monumento romano também. Do lado de fora do Caesar's Palace Shopping Center encontra-se a versão mais visitada do que a original. Em Roma, a média diária de visitas é de 1000 a 1200 pessoas por dia. Em Las Vegas, estima-se que por dia passam por ali 88 mil pessoas. E nada mais adequado do que a fonte ficar no palácio de César.

Torrejón de Ardoz, Espanha

Parque Europa, casa da fonte espanhola - Rodelar/CC - Rodelar/CC
Parque Europa, casa da fonte espanhola
Imagem: Rodelar/CC

Ao lado de Madri, fica a pequena cidade de Torrejón de Ardoz, casa do Parque Europa, um lugar para passeios familiares onde se pode apreciar réplicas de 18 monumentos europeus, além de playgrounds. Claro que a fonte italiana não poderia faltar aqui também (e como em Las Vegas, a Torre Eiffel marca presença também).

Seoul, Coréia do Sul

A réplica dentro do metrô de Seoul - Tristan Surtel/CC - Tristan Surtel/CC
A réplica dentro do metrô de Seoul
Imagem: Tristan Surtel/CC

A representante asiática vem de Seoul e é a única que não está a céu aberto. A versão coreana fica dentro de uma estação de metrô. O preço para a visita é de aproximadamente 5 reais - no caso, o preço do bilhete para entrar na estação e pegar o trem ou somente ver a obra. Em Roma é de graça, mas estando em Seoul é um preço barato para a visita.

Fontana dell'Acqua Paola, Roma, Itália

Fontana dell'Acqua Paola, em Roma - Jensens/Public Domain - Jensens/Public Domain
Fontana dell'Acqua Paola, em Roma
Imagem: Jensens/Public Domain

Essa não é a réplica, mas é a fonte (com duplo sentido) de inspiração para a di Trevi. Estando em Roma, vale a pena caminhar cerca de meia hora entre uma e outra para observar as semelhanças entre a inspiração e o resultado final.

E pra quem não pretende viajar pra nenhum desses países nos próximos meses, Serra Negra também é uma opção.