Flávia Junqueira estreia ao ar livre com exposição no Ibirapuera
Quem já foi ao Parque Ibirapuera sabe que para além do verde há muita arte. Seja na arquitetura vistosa de Oscar Niemeyer ou nos museu que se encontram ali. E pelo parque é possível ver reproduções de esculturas, para além do jardim em frente ao MAM, com obras de artistas como Amilcar de Castro, Amelia Toledo e Nuno Ramos. Agora, essas peças ganham a companhia de Banca Galeria, uma série de instalações inéditas de Flávia Junqueira.
Até o dia 14 de novembro, é possível visitar a primeira exposição ao ar livre da artista. Conhecida por suas obras que mesclam o real e o fictício, aqui ela cria um caminho imersivo com oito trabalhos que evocam a magia dos circos antigos e a nostalgia de uma infância romântica.
Balões, espelhos e plataformas reflexivas, elementos icônicos do trabalho de Flávia Junqueira, criam uma narrativa espacial coesa e harmônica e brincam com escalas e cores, transportando o espectador para um universo imaginário onde o passado e o presente se encontram. "A Banca Galeria é composta de algumas instalações que trazem elementos que as pessoas conhecem no meu trabalho na fotografia, como os balões, por exemplo; as cores, muita cor; as escalas dos objetos. Trago também uma nostalgia da minha infância, de uma infância dos anos 1990 e que talvez as crianças nem conheçam hoje em dia," comenta a artista.
Flávia também está com exposição simultânea na Fiesp. Ambas já estão abertas e a artista consegue ver o retorno de seu trabalho. "Está sendo incrível essa experiência de abrir duas exposições em São Paulo, em lugares que são polos de público, de cultura, que acontece muita coisa. O Parque Ibirapuera é um lugar em que as pessoas passeiam, frequentam mesmo, ainda mais agora que os dias estão lindos, que entrou a primavera. Sempre foi um sonho meu apresentar um parque de diversão para o público, trazer esse elemento tão forte no meu trabalho de modo real. As crianças interagem, os adultos podem interagir também. Ir no Ibirapuera é muito divertido, porque é uma outra maneira de vivenciar a obra, participando, brincando de uma maneira lúdica, do lazer mesmo, e é legal que as pessoas levam os cachorros. As pessoas que estão indo correr, que não imaginavam que iam ver algo assim, então tá sendo muito especial, eu estou me sentindo muito bem, está sendo muito especial e gratificante. Eu trabalho já há 15 anos com isso, sou formada em artes e sempre que a gente consegue ver o trabalho concluído e pronto para o público é uma grande alegria."
O projeto faz parte do Contemporâneas Vivara e é patrocinado pela Vivara e viabilizado por meio de Lei Federal de Incentivo à cultura
Serviço
Contemporâneas Vivara - Banca Galeria por Flávia Junqueira
Local: Parque Ibirapuera - Jardim da Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-000
Abertura: 14/09/2024
Período expositivo: 14/09/2024 a 14/11/2024
Visitação: Horário de funcionamento do Parque Ibirapuera, das 17h às 23h, com monitoria das 10h às 20h.
Entrada gratuita
Deixe seu comentário