Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Festival traz ao Brasil intervenção de museu belga da arte urbana

O NALATA Festival já se consolidou no calendário de arte urbana de São Paulo e nesta quinta edição traz um reforço de peso de um dos maiores museus do gênero no mundo. Este ano são mais de 40 artistas ao lado da versão pop-up do museu holandês de arte de rua STRAAT. As escalas do festival são grandes, usando as empenas da cidade como imensos murais dessa exposição.

A paisagem urbana de Pinheiros ganhará novas cores pelas mãos de artistas como Tinho, Enivo, Simone Siss, Dolores, Gugie, Bicicleta sem Freio, Tito Ferrara, Alexia Ferreira, GG Learte, Mundano, Rio Sora, Pri Barbosa, Felipe Risada, Vitche e Jana Joana, Luna Buschinelli e Gamex Crew. E, claro, o destaque para o museu holandês pela primeira vez no Brasil.

Museu Straat de Amsterdam
Museu Straat de Amsterdam Imagem: Divulgação

A Casa NALATAxSTRAAT é o epicentro do festival, oferecendo exposições, workshops, palestras e atividades interativas gratuitos para todas as idades. A programação também inclui exibições de vídeo mapping. A abertura oficial aconteceu neste sábado (5) e a entrada é gratuita.

A curadoria é assinada por Luan Cardoso, curador e idealizador do NALATA Festival, e por David Roos, curador-chefe do museu STRAAT. Fruto desta parceria é a participação do duo de artistas holandeses Telmo Miel, formado por Telmo Pieper e Miel, que fará um mural no bairro de Pinheiros. Participam também o artista brasileiro Tinho SP, o artista visual português Nuno Viegas, e a artista visual, muralista, ilustradora e tatuadora portuguesa, Tamara Alves, que pintarão as empenas no bairro de Pinheiros.

Obra de Okuda no Festival Nalata
Obra de Okuda no Festival Nalata Imagem: Carla Arakaki

"O NALATA continua a se afirmar como um dos principais eventos de arte urbana no Brasil. Desde a sua estreia, o festival tem reinventado a paisagem de São Paulo, utilizando a arte como uma potente ferramenta de expressão e transformação do espaço público. Nesta edição, em parceria inédita com o STRAAT, ampliamos nossa programação para fortalecer a democratização da cultura e impulsionar o cenário das artes no país", afirma Luan Cardoso, curador e idealizador do NaLata Festival.

Desde 2020, o festival já fez em São Paulo 64 obras em murais e empenas, além de contêineres, escolas, vitrines e esculturas espalhadas pela cidade, somando mais de 13 mil metros cúbicos de pinturas e 11 mil litros de tinta utilizados.

Serviço:
Data de abertura do museu: 5 de outubro
Local: rua Cardeal Arcoverde, nº 2910
Duração: 05/10 a 03/11
Entrada: Gratuita
Informações para retirada de ingressos: aqui

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes