Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Espiritualidade e proteção: Acidum Project expõe sua street art abstrata

Arquiteturas e rendas tradicionais do Nordeste brasileiro servem de inspiração para o Acidum Project, um coletivo formado pelo duo de artistas Terezadequinta e Robézioque. Conhecidos pelos seus trabalhos de arte urbana, eles reuniram essas influências e criaram desenhos abstratos, uma geometria sagrada, na qual cada fragmento compõe uma trama de culturas, tempos e mundos em sua nova exposição "Mantra". Este recorte de sua produção pode ser visto a partir desta quinta-feira (28), na Cave Galeria, em Fortaleza, Ceará.

Com a curadoria de Lucas Dilacerda, a "Mantra" apresenta a nova produção abstrata e escultórica do coletivo, reunindo pinturas, desenhos e esculturas que discutem temas como espiritualidade e proteção. A Cave é uma galeria de arte contemporânea que tem como missão difundir a arte brasileira, com um olhar especial para a produção artística do Nordeste.

Lapidação, 2024, Óleo, acrílica e spray sobre tela, do Acidum Project
Lapidação, 2024, Óleo, acrílica e spray sobre tela, do Acidum Project Imagem: Viktor Braga

Nesta exposição, Acidum amplia a sua pesquisa para investigar a história da pintura, as funções ancestrais da escultura e as cosmovisões sagradas. As obras aqui reunidas são canais de comunicação entre o mundo terreno e o mundo espiritual, entre o plano visível da matéria e o plano invisível da existência. Essa inspiração veio justamente nos últimos anos, com a pandemia como um catalizador.

Segundo a dupla, "há tempos experimentamos o abstracionismo em desenhos pessoais entre nós dois, e chegamos a expor alguns em 2018. Mas o mergulho nesses processos para o surgimento de uma série veio num momento bem específico de introspecção, por volta de 2020 e 2021. Podemos dizer que o mundo todo estava nesse momento, já que todos no planeta estavam passando pelo auge das consequências da pandemia. Para nós dois, foi o olhar para dentro e para fora que ficou cada vez mais importante e necessário."

Há quase 20 anos, Acidum transita entre os universos da arte contemporânea e da urbanidade. Muitas de suas produções discutem o projeto moderno de urbanidade e os diferentes modos de habitação da terra, nos fazendo refletir sobre como a nossa relação com o lugar onde vivemos e a nossa paisagem ao redor —seja a cidade, a praia ou o sertão— constroem a nossa maneira de perceber e estar no mundo.

"Pensamos que esse trânsito e alcance que a arte pode ter nesses ambientes e diferentes fruidores é exatamente o ponto principal da importância do nosso fazer artístico e, ao mesmo tempo, um dos objetivos da nossa pesquisa. Experimentar, alcançar diferentes olhares, provocar e ampliar questionamentos para um público e para nós mesmos. Sentimos que a diversidade que temos em nossas experiências de vida precisam alcançar lugares e grupos tão diversos quanto."

Trabalho abstrato do Acidum Project
Trabalho abstrato do Acidum Project Imagem: Viktor Braga

Atualmente, Acidum é uma referência nacional e internacional em pintura contemporânea em contextos urbanos. As suas produções nas ruas democratizam o acesso à arte, à cultura e à experiência estética. Esse gesto põe em xeque os paradigmas tradicionais do museu e lança um desafio para a conservação de objetos, nos fazendo pensar novas formas de preservação de um patrimônio cultural que é efêmero, ao mesmo tempo material e em via de se tornar imaterial. Além disso, Acidum desafia as formas convencionais de fazer arte —aquelas focadas em uma autoria individual e fechadas em si mesmas—, propondo um processo criativo que é coletivo e em simbiose.

Abertura: Quinta (28), 18h às 22h
Endereço: Rua Pereira Valente, 757 - Casa 03 - CEP: 60160-250
(Travessa Ana Benevides) Entre as Ruas Leonardo Mota e Vicente Leite.

Continua após a publicidade

Período de exposição:
28 de novembro de 2024 a 11 de janeiro de 2025

Horário de funcionamento:
Terça à sexta - 13h às 19h
Sábado - 10h às 14h

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.