Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Como a estátua de Papai Noel se tornou símbolo de proteção para marinheiros

Você já viu alguma estátua do Papai Noel neste Natal? E não vale responder que viu no shopping algumas delas. O Papai Noel em questão aqui é São Nicolau, o santo que ajudou a moldar o que virou hoje o bom velhinho. Nascido no que hoje é a Turquia, ele tem várias representações em igrejas, principalmente as ortodoxas.

São Nicolau de Myra foi um dos primeiros bispos cristãos de ascendência grega da cidade marítima conhecida hoje como Demre, na Turquia, no final do século 3 e começo do 4. Seu hábito lendário de dar presentes secretos deu origem ao modelo tradicional do Papai Noel.

Nicolau, no entanto, era mais que isso. Ele ficou conhecido como Nicolau, o Realizador de Maravilhas, por seus milagres. É o santo padroeiro dos marinheiros, mercadores, arqueiros, ladrões arrependidos, crianças, cervejeiros, penhoristas, solteiros e estudantes em várias cidades e países da Europa, além de ser o santo padroeiro de vários países, como Alemanha, Grécia e Suíça. E objeto de inspiração para várias artes sacras.

A estátua de São Nicolau em Baška Voda
A estátua de São Nicolau em Baška Voda Imagem: ynchin/Wikipedia

É o caso da estátua dele na cidade de Bavka Voda, na Croácia. A obra fica no porto, justamente por ele ser o padroeiro dos marinheiros, pescadores e de tudo relacionado à vida no mar. Durante o período mais frio do ano, muitos ventos fortes aparecem ao longo da costa do Adriático.

Os marinheiros são cautelosos em seus deveres e fazem o melhor para transportar mercadorias, mas uma ajuda divina não faz mal a ninguém. Muitos deles encontram segurança em Nicolau. O santo está com a mão no ar, abençoando todos os que chegam a Bavka Voda, bem como aqueles que partem. Em dias de ondas fortes e tempestades, é um gesto de conforto.

Instalada em 1998, o autor da escultura é Mladen Mikulin. Natural de Zagreb, capital da Croácia, Mikulin ficou conhecido no país como o escultor de Jim Morrison, vocalista de The Doors.

Em 2001, o artista fez uma máscara mortuária do líder da banda para substituir o busto roubado no cemitério de Paris. Até hoje ele não recebeu apoio ou permissão para colocar seu trabalho em cima da lápide danificada.

Já a estátua de Nicolau foi instalada sem percalços. E segue protegendo todos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.