Topo

Chico Barney

A Fazenda: Biel repete estratégia das fadas sensatas no BBB 20

Colunista do UOL

03/10/2020 18h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há quem veja similaridades entre Biel e seus asseclas em A Fazenda com a turma do Felipe Prior no BBB 20. Nada poderia ser mais distante da realidade, pelo menos sob o ponto de vista do jogo.

Aquela gangue de erráticos seres humanos composta por cidadãos como Hadbala e Lucas era muito pouco sofisticada. Tentaram armar várias situações, mas rigorosamente todas deram errado. Um bando de incompetentes.

E tinham como adversários uma galera muito inteligente. Não foi por acaso que as fadas sensatas conseguiram formar um bloco hegemônico que deu as cartas em Curicica.

É fundamental enxergar as nuances desse tipo de programa para além das obviedades. A estratégia de Biel tem muito mais a ver com a postura empreendida por Marcela, por exemplo.

O cantor busca sufocar as narrativas dos adversários ao fugir do confronto direto, deixando toda a energia caótica de Jojo, Luiza e Raissa emanar com eloquência. Nisso, fica parecendo que tem razão.

Também é similar a capacidade de arregimentar alianças e construir uma unidade. Por mais que seja um jogo individual, as relações são muito importantes para a proteção ao longo das semanas.

Hadbala e seus amigos até tentaram,mas nunca foram capazes de fazer algo parecido com isso. Eram bárbaros, selvagens, silvestres. E mesmo terrivelmente errado, Biel consegue desenvolver seus movimentos com alguma sutileza.

Isso não significa que os planos que funcionaram no BBB darão certo em A Fazenda. São pessoas totalmente diferentes, em um contexto também dissonante. Mas não deixa de ser curioso notar que mesmo lados tão opostos do espectro social, ideológico ou moral podem utilizar de estratagemas similares em uma competição.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.