Topo

Chico Barney

CCXP: Haja estante! Gibis com mais de mil páginas viram tendência no Brasil

Os Eternos: artes revelam visuais dos “novos Vingadores” do MCU - Reprodução / Internet
Os Eternos: artes revelam visuais dos “novos Vingadores” do MCU Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

06/12/2020 10h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os lombadeiros são uma tribo urbana muito ligada ao universo da cultura pop. Trata-se de uma classe de entusiastas de quadrinhos em capa dura, de preferência com muitas páginas, que ficam lindíssimas na estante.

O conteúdo dos gibizinhos chega a ser algo secundário caso a imagem formada pela lombada de uma coleção de grande fôlego tiver a assinatura de um Alex Ross ou qualquer outro artista, preferencialmente de estilo mais clássico.

As extensas coletâneas da Marvel que a Salvat lançou por aqui foram um marco importante. Depois dela, vieram DC, Star Wars e atualmente a Panini está lançando a Espada Selvagem de Conan completinha em capa dura.

Mas agora a tendência entra em uma fase ainda mais extrema, com o lançamento de ominbus se tornando uma aposta da Panini para 2021. São volumes enormes, pesadíssimos, normalmente com mais de mil páginas.

A primeira edição nesse formato foi a compilação de outra série do Conan, o Bárbaro —a revistinha colorida, para um público mais jovem, escrita por Roy Thomas e com a belíssima arte de Barry Windsor-Smith. A editora já anunciou uma segunda parte para o começo do ano.

Ainda este ano, emocionando os marvetes mais idosos como eu, chegará o omnibus do Quarteto Fantástico de John Byrne, uma das fases mais emblemáticas da história dos quadrinhos de super-herói. E para março já está prometida a conclusão da série.

Um tijolão desses reúne algo entre 30 e 40 edições originais dessas revistas clássicas. São difíceis de manejar, custam caro e dá medo de mexer. Mas ficam tão bonitos empilhados na sala.

Na CCXP, entre as diversas novidades anunciadas para o próximo ano, a Panini aproveitou para avisar que os Eternos, clássico de Jack Kirby, ganharão um omnibus por aqui em breve, na esteira do hype pelo filme do MCU.

É bom reforçar as estantes, pois a moda chegou para ficar. Por mim, tudo bem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.