Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

As Videocassetadas perderam a graça sem Faustão

Dani Calabresa e Welder Rodrigues comandam as Videocassetadas - Reprodução/Globoplay
Dani Calabresa e Welder Rodrigues comandam as Videocassetadas Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

04/07/2021 20h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nem mesmo os eloquentes talentos de Dani Calabresa e Welder Rodrigues foram capazes de preencher a lacuna deixada por Faustão nas Videocassetadas. Por mais fortuito que pareça, narrar com humor a desgraça alheia é uma arte muito sofisticada.

Na segunda semana consecutiva da dupla no comando do bloco, agora dentro da Super Dança dos Famosos de Tiago Leifert, ficou evidente que o desafio vai além da execução: existem também questões conceituais.

O ponto central é que Faustão respondia de maneira muito orgânica ao que acontecia. Tinha pauta e roteiro bem definidos, mas o apresentador conseguia flanar de uma maneira que parecia natural. Além de reagir aos vídeos, também fazia o mesmo com o texto e com as reações das bailarinas.

A premissa do primeiro bloco deste domingo foi especialmente difícil de embarcar. O público tinha que imaginar que qualquer careca dos vídeos era o Welder e todas as mulheres eram a Dani. Uma forçada de barra no role-playing que resultou em microfonia em vez de risadas.

Os humoristas são bons de improviso, mas estão presos a um gabarito previamente estabelecido. As situações excessivamente coreografadas impedem que suas melhores características tenham espaço para brilhar.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.