Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Na contramão da história, Marisa Monte estreia videoclipe no Fantástico
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após praticamente uma década, Marisa Monte lançou um novo álbum na semana passada. Trata-se do primeiro durante a hegemonia das plataformas de streaming e a avassaladora relevância das redes sociais.
Alguns críticos apontaram um certo anacronismo no conteúdo das novas canções, que parecem um tanto desconectadas do tempo e do espaço. A cantora prefere o termo "atemporal".
De qualquer forma, a impressão é reforçada também na estratégia de divulgação: estreia de videoclipe no Fantástico. O dominical da Globo foi a base de lançamento para diversos clássicos da MPB. Mas isso foi muitos e muitos anos atrás. Durante a década de 1990, no apogeu da MTV Brasil, o programa caiu em desuso para tal finalidade.
Mas por qual motivo alguém abriria mão da possibilidade de usar o canhão da TV aberta para lançar seu trabalho? Pode parecer esquisito a essa altura do campeonato, mas ainda é uma medida válida —e relegada a poucos artistas.
Depois de exibir um trecho no Fantástico, a íntegra da versão audiovisual de "Portas" ficou exclusiva no site do programa até as 23 horas de domingo, quando estava marcada a estreia oficial no YouTube.
Assim como a estética do disco e do marketing, o clipe também parece egresso de outra era. Roupas e cenários que não lembram em nada o que é feito hoje, criando uma nostalgia muito específica em torno da própria cantora. Por mim, tudo bem.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.