Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo mantém os títulos Domingão e Caldeirão para mostrar quem é que manda

Luciano Huck (Reprodução - TV Globo) - Reprodução / Internet
Luciano Huck (Reprodução - TV Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

22/07/2021 13h11Atualizada em 22/07/2021 18h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Parece que chegou ao fim a era do personalismo na Globo. Títulos de programas dificilmente voltarão a usar estruturas como os saudosos Programa do Jô ou Domingão do Faustão. As atrações não são dos apresentadores, mas da emissora.

Por isso, deve se tornar cada vez usual o com em vez de do. Conversa com Bial, Encontro com Fátima Bernardes. Estabelecer que os formatos sobrevivem aos seus titulares.

Com isso, ao que tudo indica vem aí o Domingão com Luciano Huck e o Caldeirão com um novo apresentador ainda a ser anunciado —comenta-se nos bastidores que Fernanda Lima tem boas chances de assumir a responsabilidade até o fim do ano.

Pode parecer um detalhe bobo, mas é um recado eloquente a respeito da questão de posse: o Domingão e o Caldeirão são da Globo e estão momentaneamente com estes profissionais. Como diz o poeta, "tudo é fase, irmão".

Lá fora, programas tradicionais mantém o nome mesmo com a troca dos apresentadores. Depois de 30 anos, Johnny Carson foi substituído no Tonight Show por Jay Leno. David Letterman saiu e deu espaço ao Stepehn Colbert depois de mais de duas décadas à frente do Late Show —programa criado por ele na CBS.

A ideia de manter faixas de horário facilmente identificáveis pela audiência e pelo mercado é interessante, recorrente em formatos, especialmente os realities, e também no telejornalismo.

E tem tudo a ver com o atual momento da emissora, que está tentando deixar claro que o produto final é mais importante que o nome dos envolvidos.

Enquanto o público vai atrás de pessoas, mais do que ideias e conceitos, pela internet, a Globo tenta solidificar suas marcas enquanto instituição. Fico curioso para prestigiar os próximos capítulos.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.