Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Globo mantém os títulos Domingão e Caldeirão para mostrar quem é que manda
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Parece que chegou ao fim a era do personalismo na Globo. Títulos de programas dificilmente voltarão a usar estruturas como os saudosos Programa do Jô ou Domingão do Faustão. As atrações não são dos apresentadores, mas da emissora.
Por isso, deve se tornar cada vez usual o com em vez de do. Conversa com Bial, Encontro com Fátima Bernardes. Estabelecer que os formatos sobrevivem aos seus titulares.
Com isso, ao que tudo indica vem aí o Domingão com Luciano Huck e o Caldeirão com um novo apresentador ainda a ser anunciado —comenta-se nos bastidores que Fernanda Lima tem boas chances de assumir a responsabilidade até o fim do ano.
Pode parecer um detalhe bobo, mas é um recado eloquente a respeito da questão de posse: o Domingão e o Caldeirão são da Globo e estão momentaneamente com estes profissionais. Como diz o poeta, "tudo é fase, irmão".
Lá fora, programas tradicionais mantém o nome mesmo com a troca dos apresentadores. Depois de 30 anos, Johnny Carson foi substituído no Tonight Show por Jay Leno. David Letterman saiu e deu espaço ao Stepehn Colbert depois de mais de duas décadas à frente do Late Show —programa criado por ele na CBS.
A ideia de manter faixas de horário facilmente identificáveis pela audiência e pelo mercado é interessante, recorrente em formatos, especialmente os realities, e também no telejornalismo.
E tem tudo a ver com o atual momento da emissora, que está tentando deixar claro que o produto final é mais importante que o nome dos envolvidos.
Enquanto o público vai atrás de pessoas, mais do que ideias e conceitos, pela internet, a Globo tenta solidificar suas marcas enquanto instituição. Fico curioso para prestigiar os próximos capítulos.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.