Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
"Você é ridícula": Bordão de Everaldo Marques não funciona na Globo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após muitos anos de bons serviços prestados na ESPN Brasil, Everaldo Marques se mudou para o Grupo Globo. Além de narrar diferentes modalidades no Sportv, está chamando bastante atenção na TV aberta com a cobertura do surfe e skate nas Olimpíadas.
O profissional é praticamente uma unanimidade. Consegue impor de maneira orgânica um estilo bastante peculiar, vibrante, cheio de personalidade, e dá espaço para os especialistas explicarem os meandros de esportes menos conhecidos.
Uma de suas marcas é o bordão "você é ridículo", utilizado a plenos pulmões quando algum atleta realiza algo extraordinário. Fora da TV a cabo, falando com um público diverso, que não é necessariamente um entusiasta desse tipo de atração, a ambiguidade não funciona muito bem.
O ruído da celebração por conta da vitória de Rayssa Leal, medalha de prata no skate, dá uma dimensão do quanto a frase se tornou um tiro no pé do narrador. Apesar de fazer a festa dos chamados fãs do esporte, confunde o telespectador médio. Em plena madrugada, a final estava batendo 13 pontos no ibope.
Com isso, os debates a respeito do uso do termo "ridícula" para se referir a uma campeã olímpica acabam canibalizando a repercussão da performance do próprio narrador, uma nova e eloquente voz nas transmissões da Globo. E da própria competição em si.
Apesar da demanda crescente por mais personalidade na condução de eventos televisivos, um dos principais desafios da comunicação de massa continua sendo a construção de algum tipo de consenso. Um diálogo que seja de fácil compreensão por quem cai de paraquedas no que está passando e não tem qualquer contexto prévio.
Todas as propostas de Everaldo Marques trazem um frescor muito bem-vindo, mas talvez seja de bom alvitre repensar os lugares ideais para usar a divertida frase de efeito.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.