Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
BBB 22: Culpado pelo próprio paredão, Arthur perde narrativa de perseguido
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na estreia da seção Prancheta do Professor Chico Barney, desnudaremos a estratégia do participante que tem atraído as reações mais exacerbadas neste BBB 22: o glorioso Arthur Aguiar é o nome do jogo até aqui.
Neste novo segmento da coluna, faremos um pente fino semanal nos modos de agir de cada peça do elenco em suas trajetórias almejando o grande prêmio —mais do que a grana, o coração do público.
História parecida com a da Ju
Desde que o formato aportou em Curicica, uma constante tem sido quase inquebrável: quanto mais alguém é isolado pelo resto do grupo, melhores as chances de sagrar-se campeão. De Kléber Bambam a Juliette, todo mundo foi um pouco excluído.
Claro que só isso não basta. Algum carisma e boas histórias dentro do jogo ajudam a criar o ambiente perfeito para a vitória. E cada vez isso acontece menos por acaso. Quem entra no programa sabe que a longo prazo é não é um bom negócio fazer parte de grupões.
Além da vencedora do ano passado, acredito que outro exemplo de frieza ao colocar em prática essa estratégia foi Cézar Lima, do BBB 15. Vivia quase que à parte das tramas que movimentaram a temporada, falava muito sozinho e repetia a própria história.
A solidão pragmática
Arthur investe muito no papel de excluído, mas não é por acaso. Desde o começo do jogo, tenta construir laços, mas não consegue atrair ninguém para sua matilha. É um lobo solitário.
Por mais que o Tadeu Schmidt já tenha dado várias dicas ao resto do elenco, parece que os colegas ainda acreditam que a audiência vê o ex-Rebelde como o infiel das fofocas de tempos atrás. Mal sabem eles que o Brasil perdoou o rapaz.
De maneira inteligente, Arthur usa isso a seu favor. A falta de reciprocidade virou uma espécie de alimento da sua jornada.
Jogando em dupla
Falando em alimento, é importante ressaltar a importância de Maira Cardi no processo de mutação da opinião pública a respeito do esposo. Com seus posts brincando com a dieta e outros conteúdos relacionados, conseguiu atrair muita simpatia ao rapaz.
Essa fina sintonia fez com que o jogo externo tivesse muita importância nos paredões em que foi salvo, e contribuiu também para o surgimento de uma apaixonada torcida.
Mesmo em um BBB morno como o atual, Arthur pode se gabar de ter o fã-clube mais agitado. Responde com paixão a todas as críticas e inferniza quem ousa ter um olhar minimamente crítico. Citando o campeão de 2002, 'faz parte'.
Acabou chorare
O ator e cantor agora enfrenta seu maior desafio até aqui. Na narrativa que construiu, era um alvo constante da casa, por isso vive tão atormentado com a contagem de votos: a maioria queria vê-lo no fora já na primeira semana, mas estava imune, e depois embarcou duas vezes direto pela líder Jade, sua maior algoz.
Nunca conseguiu arregimentar votos suficientes para colocar adversários na berlinda —mas eliminou Bárbara via contragolpe. E agora se meteu numa enrascada: errou na prova do líder e foi direto para o paredão, pois sua dupla foi a primeira eliminada.
A falha desmonta os possíveis discursos que poderia usar e dificulta a defesa. Chegou a falar em desistir do programa. Não sabe que dificilmente terá qualquer problema ao enfrentar o julgamento da audiência, pois é o mais popular da temporada (pelo menos por enquanto).
Avaliação geral
Na inevitável busca de se tornar a Juliette de si mesmo, considero Arthur Aguiar um personagem interessantíssimo para o BBB 22. No entanto, falar muito de jogo não transforma ninguém em bom jogador. PVC sabe tudo de futebol, mas quem marcava gols era Caio Ribeiro.
Falta ao "Pãozinho" ampliar seu repertório para além da paranoia com a eliminação. Ao voltar de mais um paredão, precisará aproveitar a oportunidade para agir mais tranquilamente e arranjar conflitos para além do debate entre "jogo versus relações" que tem sido a tônica um tanto aborrecida dessa temporada.
***
O que você acha da atuação do brother no BBB 22? Escreva nos comentários.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.