Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
João Kléber vira inspiração para GloboNews em divulgação de pesquisas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pelos dois principais institutos, o Ipec e o Datafolha, costuma causar especial comoção. Nesse estágio das campanhas, ocorrem de maneira semanal —o primeiro no começo da semana, o outro no final.
Normalmente são revelados em um horário que coincida com o Jornal Nacional, que é o telejornal com maior audiência e abrangência do país. Nada mais natural, até pelo fato do Ipec ser encomendado pela Globo.
Mas é curiosa a maneira como a GloboNews tem trabalhado para manter a atenção do público em alta nas horas que antecedem a publicação das pesquisas. Durante as várias entradas da Central das Eleições, a apresentadora Natuza Nery cria um clima como se a qualquer momento os números pudessem ser revelados.
A dinâmica remete aos melhores momentos de João Kléber em seus programas na RedeTV!, quando toda uma atmosfera de mistério é forjada no nobre intuito de revelar grandes segredos, passando a impressão de que tudo é imprevisível em vez de roteirizado.
Com a concorrência de cada vez mais canais dedicados integralmente à cobertura jornalística, me parece natural que a GloboNews venha a trazer elementos da TV aberta para manter sua programação competitiva. Mas não deixa de ser engraçado ver a simulação de "o que tem na caixa?" no contexto eleitoral.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.