Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Travessia e A Fazenda formam o pior horário nobre de todos os tempos

Deolane Bezerra e Jade Picon: protagonistas! - Reprodução/globoplay/PlayPlus/Montagem
Deolane Bezerra e Jade Picon: protagonistas! Imagem: Reprodução/globoplay/PlayPlus/Montagem

Colunista do UOL

17/11/2022 14h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em primeiro lugar, o que é um horário nobre? Segundo o que li na Wikipédia, trata-se de "um bloco de programação exibido durante as noites. Nesta faixa de horário são exibidos os programas mais importantes de cada emissora, já que é o espaço comercial mais caro que os outros."

Ao longo da história da televisão brasileira, nada é mais nobre que a novela das 21 horas. A grande puxadora de audiência, de repercussão e de anunciantes. O epicentro do debate nacional, a balizadora temática dos mais diversos grupos demográficos.

Com o avanço da internet, é claro que a experiência televisiva vive um novo momento. Mas ainda assim, a importância é indiscutível. Com a atual trama, infelizmente, estamos vivendo um ponto baixo na trajetória da teledramaturgia.

Travessia é uma bagunça. Nada funciona direito, conforme venho denunciando com uma frequência quase obsessiva. A história é ruim, os personagens não fazem sentido, os atores parecem confusos e a direção acrescenta camadas de ruído a isso tudo, em vez de soluções.

O horário imediatamente posterior à novela também é uma instituição poderosa, sobretudo para as outras emissoras, que há anos esperam a trama global acabar para colocarem no ar seus principais produtos. No caso da Record, os realities.

Pois A Fazenda de número 14 é outro ponto baixo nessa trajetória. Todo o elenco foi obliterado pela truculência da chamada Deolândia, o Grupo A, liderado pela advogada e DJ Deolane Bezerra.

Com os níveis de agressividade superando qualquer limite do bom senso, com direito a duas expulsões, brigas aqui fora e muitas ameaças, todas as possibilidades de boas histórias foram soterradas pela temporada que será responsável fim de toda poesia no gênero.

Essa dobradinha indigesta forma o pior horário nobre de todos os tempos, logo no momento histórico em que a televisão mais precisava de ótimas atrações para barrar a concorrência com outras plataformas.

Como de praxe, a responsabilidade da retomada no ano que vem recairá sobre os ombros de Walcyr Carrasco e do BBB. Serão capazes? Só o tempo poderá dizer.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.