Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depois de Abravanel e Deolane, Wanessa é mau presságio para o BBB 23

Wanessa Camargo - Reprodução/ Instagram
Wanessa Camargo Imagem: Reprodução/ Instagram

Colunista do UOL

13/12/2022 10h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lugar de gente muito bem-sucedida não é reality show. Independentemente dos motivos que sustentam o prestígio social da pessoa, seja por questões familiares, esforço próprio ou sorte, não é de bom alvitre confiná-la para nosso bel-prazer.

"De vez em quando é bom falar dos fracassados", dizia uma canção do mundo livre s/a. E os programas do gênero sempre serviram como válvula de escape ou última chance para aqueles a que a sociedade virou as costas.

Empolgados pelo sucesso irrefreável do BBB 20, que contou pela primeira vez com gente previamente famosa ou praticamente famosa no elenco, os realities mudaram de abordagem e também ganharam ainda mais prestígio. Deixou de ser feio participar.

Mas influenciadores digitais milionários e artistas amplamente reconhecidos têm muito a perder quando entram nessa canoa furada. E eventualmente ostentam bastante poder. Basta observar o caos promovido por Deolane Bezerra na atual temporada de A Fazenda.

Depois de soterrar qualquer possibilidade de boas histórias com sua truculência, observada de perto e sem maiores contrapontos pela produção, achou uma brecha para desistir do programa quando viu que estava em maus lençóis aqui fora e passou a atacar a emissora.

Caso se confirme a escalação de Wanessa Camargo para o BBB 23, estará evidente que os programas estão privilegiando a repercussão em vez da possibilidade de bom conteúdo. Qual a jornada possível além da busca pela manutenção do próprio status quo?

A temporada deste ano já foi difícil com Tiago Abravanel e companhia, que também fizeram o possível para inviabilizar maiores narrativas, ainda que pela força da educação e do amor em vez da agressividade. O melhor entretenimento precisa de artistas obcecados em dar a volta por cima.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.