Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com a concessão renovada, que a Globo volte a investir direito na TV aberta

O futuro ex-presidente Jair Messias Bolsonaro renovou a concessão de canais de TV - Reprodução
O futuro ex-presidente Jair Messias Bolsonaro renovou a concessão de canais de TV Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

21/12/2022 09h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A boa notícia para quem se importa com o ecossistema da cultura e do entretenimento, indústria que movimenta bilhões de dólares e gera uma miríade de empregos ao redor do mundo, é que o governo Bolsonaro não foi embora sem antes autorizar a renovação da concessão de emissoras como a Globo, Record e SBT por outros 15 anos.

O processo meramente burocrático ganhou ares de dramalhão por conta da postura belicosa do futuro ex-presidente, que passou os últimos anos buscando atiçar seus seguidores contra o jornalismo profissional e a mídia, para encampar o posto de outsider.

É razoável imaginar que a incerteza em torno da continuidade do atual presidente com uma possível eleição, além do receio de alguma aventura inconstitucional, fizeram com que novos esforços sofressem um providencial recuo de bateria.

Somado à crise econômica, normal investir apenas no estritamente necessário, como na troca de guarda em algumas faixas de horário e no comando de determinados formatos. Mas o amigo leitor há de concordar que foram poucos lançamentos dignos de nota nos últimos anos.

O horário imediatamente posterior à novela virou uma segunda janela para produtos do Globoplay, o que é uma pena. Claro que existe uma função muito importante de converter novos assinantes para a plataforma, mas o diferencial da Globo, inclusive em relação aos concorrentes de streaming, ainda é o canal da TV aberta com sua abrangência absurda e líder de audiência e faturamento.

Desta feita, é de se esperar que exista uma estratégia mais sólida para manter esse ativo com o nível de relevância que merece. Mais produtos pensados, criados e produzidos para a TV aberta, utilizando suas características mais luminosas, como a reação em tempo real e o indelével senso de pertencimento.

Acho até hoje uma pena que a Globo só aproveite os limites da televisão ao vivo em duas frentes durante sua programação: o BBB e o futebol. Ainda há muito a explorar e espero que a renovada concessão renove também o ímpeto para colocar mais energia nisso e levar de volta a TV aberta aos píncaros da glória.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.